Lojas e marcas

Le Crochet: a marca de brinquedos que ajuda as futuras mamãs

O projeto cria objetos didáticos para que profissionais de saúde acompanhem as mulheres durante a gravidez.
Destacam-se as maminhas e os mamilos em crochet.

Para quem é mãe pela primeira vez, a amamentação torna-se numa verdadeira viagem com muitos altos e baixos. O recente projeto 100 por cento português Le Crochet, lançado em abril de 2022, surge com o objetivo de criar objetos didáticos e de aprendizagem para ajudar profissionais de saúde a apoiarem as mães e o seu relacionamento com os futuros filhos.

Beatriz Subtil, de 30 anos, é médica dentista e apercebeu-se desta lacuna no mercado durante o nascimento do seu primeiro filho. Se fora de Portugal isso é algo muito comum, o mercado dos brinquedos que permitem simular técnicas e realizar exercícios para amamentaçã praticamente não existe por cá. A médica trocou várias ideias sobre a maternidade com colegas de profissão e decidiu fundar o projeto.

“Os produtos Le Crochet são exclusivamente para profissionais de saúde, estando, nesta fase, direcionados para a saúde feminina e materna”, conta Beatriz à NiT. “A grande diferença destes produtos prende-se com o tipo de material em que são confecionados, em fio de algodão, tornando-os maleáveis e muito mais próximos tanto do profissional de saúde, como da pessoa que está a ser ensinada”.

No entanto, e apesar de o público-alvo ser sobretudo os profissionais de saúde, os objetos podem ser usados por qualquer pessoa que esteja a iniciar o caminho da maternidade, como mães e pais que frequentam cursos de preparação para o parto e necessitam de praticar diversos exercícios relativos à amamentação.

“Hoje em dia existem diversos cursos de preparação para o parto e foi daí que surgiu a ideia de poder criar objetos que pudessem ser meios auxiliares e complementares de ensino para quem dá estas formações”, sendo que os objetivos passam pela transmissão de conhecimentos, aliando uma componente mais demonstrativa a um método expositivo.

Entre as vantagens no uso destes artigos, está o facto de permitir demonstrar técnicas eficazes de pega no bebé, de ser um produto realista para exercícios práticos e por fazer com que os exercícios sejam mais interativos do que explicativos. Além disso, são extremamente adoráveis.

Uma vez que a dentista sempre encontrou um refúgio nas artes manuais, especialmente durante as alturas mais agitadas da sua vida, nada podia ser feito de outra forma. Das mãos de Beatriz nascem produtos de crochet, na qual se distingue a Le Boob, um seio que pode ser personalizado para a mãe em questão.

“Cada mulher é diferente e, por vezes, encontramos diferenças anatómicas de corpo para corpo. Além dos nossos clientes terem a possibilidade de personalizar os tons de pele e mamilos, podem também escolher o tipo de mamilo que querem aplicar no nosso produto estrela: a Le Boob”, acrescenta.

Desde o lançamento, também já foram apresentados os Le Nipples, compostos por uma argola de madeira que contém quatro tipos de mamilos diferentes. É um kit que oferece ainda mais versatilidade ao produto principal.

Beatriz esclarece que “os tipos de mamilo mais conhecidos são o comum, o invertido, o raso e o inchado” e que “existem situações em que as mulheres que amamentam sentem dificuldades em fazê-lo derivado a terem este tipo de variações anatómicas”. Por isso, a opção de personalização permite que haja ferramentas mais diversificadas para dar resposta a estas mães.

O objetivo passa por também alargar o leque de oferta a produtos didáticos mais infantis, estimulando o crescimento e a formação de crianças junto dos pais. Beatriz prevê que se acrescentem bocas, colos do útero e modelos de dilatação do estômago dos bebés.

E não se fica por aí. “Para o futuro, temos como objetivos a criação de uma coleção para nutricionistas e médicos dentistas, nesta fase focamo-nos na saúde materna”, conclui, reforçando que o pilar da criação da marca será sempre a transmissão de conhecimentos.

Pode encontrar os produtos Le Crochet nas redes sociais da marca, tanto Instagram como Facebook. O preço da Le Boob é de 25€ e o kit Le Nipples custa 12€, sendo possível também adquirir em packs.

Carregue na galeria para conhecer mais dos produtos da marca.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT