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Lehmann. Os perfumes inspirados nos elementos criados por um argentino

Nicolas lançou uma marca que funde a moda e a natureza. Um dos frascos é inspirado no aroma da terra húmida após a chuva.
Nicolas criou cinco perfumes.

Da espiritualidade à natureza, Nicolas Lehmann encontra o equilíbrio nas coisas mais simples à sua volta. Por vezes, essa tranquilidade está presente em sensações tão banais como sentir o aroma inconfundível da terra húmida que surge com a chuva, “que cria uma conexão com o planeta no seu estado mais puro”, explica à NiT.

Ainda que pareça banal, este odor característico é estudado há vários anos — tanto por cientistas, como por perfumistas — para perceber este fascínio. Até lhe foi dado um nome: Petricor, que resulta da combinação da palavra grega “petra” (pedra) e “ichor”, o líquido que corre nas veias dos deuses.

O aroma foi o ponto de partida para um dos perfumes criados pelo empresário argentino, de 32 anos. Tratam-se de cinco fragrâncias que remetem para os elementos. Pode optar entre o Terrennal (terra), Anncestral (ar), Marinno (água), Flamennza (fogo), Éternnal (éter).

Criada em agosto, a Lehmann aspira ser “uma marca de acessórios de luxo que funde a moda e a natureza”. Além das fragrâncias, a aposta vai passar também por carteiras, lenços de seda ou sapatilhas, sempre com uma ligação aos elementos naturais que inspiram o fundador.

Nicolas, que também desenvolve projetos na área da hotelaria e da restauração, sempre foi apaixonado por moda. Durante 11 anos, trabalhou como modelo a tempo inteiro. “Ainda faço algumas coisas pontuais, mas não estou tão dedicado à profissão como antes”, acrescenta.

A mudança para Portugal aconteceu em 2020. Ainda passou pelo México, “por questões laborais”, mas decidiu assentar com o filho no nosso País, onde encontrou “um lugar calmo, seguro e muito produtivo” para os projetos que queria desenvolver, como a inauguração do 1743 Palácio Fonte Nova.

Outro dos objetivos era lançar uma etiqueta que se comprometesse “com um estilo de vida que respeita e homenageia a natureza e o seu poder transformador”, revela. A Lehmann tem, em simultâneo, “uma abordagem humanista” e um lado místico que “remete para os bosques e florestas”.

Um dos frascos disponíveis.

O primeiro lançamento, um dos mais diferenciados da marca, foi o Terrennal. Para captar o aroma Petricor, o fundador colaborou com laboratórios em Braga, mas também em Barcelona e Madrid, para transformar os melhores ingredientes no perfume que sempre imaginou.

A proposta começa com nota de topo contrastante, com a frescura da bergamota e o limão e a intensidade do gengibre e a menta. É composta ainda por patchouli, notas aquosas, um acorde herbáceo e a geosmina — ou seja, a frescura do orvalho na terra — e termina com uma base com musgo de carvalho e vetiver do Haiti, uma planta perene cujas raízes contêm uma resina semelhante à mirra.

O design dos frascos segue uma estética moderna, com linhas elegantes e pormenores que combinam o contemporâneo com o clássico. As texturas e cores dos frascos foram escolhidas para evocar a personalidade distinta de cada perfume. “Não é só uma experiência olfativa, mas sensorial.”

Em dezembro, Nicolas vai lançar o resto da coleção com os acessórios e as sapatilhas. Todos seguem o mesmo propósito. “A ideia é desconectar para conectar”, explica. Ou seja, apela a que as pessoas se desliguem do digital para poderem apreciar e encontrar novas ligações com a natureza.

Para isso, desenhou carteiras de pele minimalistas e com linhas simples, complementados com pormenores de pedras preciosas biodegradáveis. Preso a cada acessório, há um compartimento para guardar os telemóveis e, lá está, trocar a tecnologia pelo que temos à nossa volta.

A linha vai incluir ainda lenços de seda, com estampados inspirados em paisagens naturais, e sneakers que resultam “de uma fusão de conforto e luxo”. E não quer ficar por aí, embora pretenda avançar com o projeto aos poucos, com a calma que o caracteriza.

Apesar da escolha do nome, “é uma marca que se desprende do indivíduo”, sublinha. “O apelido passa a ser o apelido de todos os que querem embarcar nesta viagem”, conclui.

Os perfumes já estão disponíveis na página de Instagram e no site da marca, assim como nas lojas da Otro Perfume Concept (no Porto, em Cascais e em Lisboa). Cada frasco custa 280€.

Já estão disponíveis.

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