Lojas e marcas

Loja ou museu? A arte é a grande protagonista da nova concept store de Lisboa

A Art For You foi inaugurada em novembro. Ali pode encontrar obras exclusivas, cerâmicas, joias e até peças de roupa.
Pode encontrar peças da marca Moseo.

Visitar um museu e entrar numa loja são, à partida, duas atividades muito distintas. Se a primeira é vista como enriquecedora, a segunda nem tanto. O que é que acontece, então, quando estes dois universos se juntam? Surge a concept store Art for You, onde, como o nome indica, a arte é protagonista.

O novo espaço situado no Bairro Azul, no número 1E da rua Fialho de Almeida, foi inaugurada a 11 de novembro de 2022. Ali encontrará uma vasta seleção de artigos exclusivos, de peças cerâmica e joalharia a propostas de moda. Todos as criações são assinados por designers e marcas diferentes, porém, parecem fazer parte de uma só coleção — e dialogam através de cores, formas e texturas distintas.

O espaço foi idealizado por Ana Cristina Baptista, com o objetivo de democratizar este universo. “Trabalhei durante 14 anos como diretora de projetos na Fundação Eugénio de Almeida. Ao todo, fiz cerca de 56 exposições com artistas como Almada Negreiros, Bordalo Pinheiro, Paula Rego, Marcel Duchamp e Picasso”, conta à NiT.

No estrangeiro teve oportunidade de trabalhar em países como Turquia ou Itália. Porém, foi em Portugal que, em 2017, fundou e passou a presidir a empresa Art For You, criada para promover as artes plásticas. Nos últimos cinco anos, dedicou-se ao objetivo de de dar a conhecer obras de nomes nacionais e estrangeiros.

“Entretanto, surgiu a pandemia e comecei a fazer exposições de menor escala. Não existia a mobilidade necessária para continuar a idealizar apresentações de maior envergadura e abrandei nos últimos dois anos.”

Há dois meses, descobriu um espaço vago mesmo ao lado do El Corte Inglés, onde idealizou logo a concept store. “Achei encantador porque tem um pequeno um mezanino onde podia continuar a fazer exposições e, na parte de baixo, podia acolher peças diferenciadoras”, explica. “Não queria um local muito grande, procurava um espaço aconchegante onde a atenção se virasse para os objetos.”

Ana Cristina aproveitou a claridade do imóvel e pintou as escadas e o balcão de verde. Não foi preciso muito mais do que o apontamento de cor para desse outra vida ao espaço: “As peças que escolhi já são bonitas, então fui colocando os artigos e o processo foi natural”, diz. Os artistas e as marcas convidadas decoram a loja com as suas criações.

A parte de cima da loja foi estreada com uma exposição do artista gráfico José de Guimarães, de 83 anos. No futuro, vai receber “não só artistas de renome, mas outros nomes emergentes com qualidade e que queiram fazer as suas primeiras exposições.”

Quanto aos nomes que se destacam, a Art for You inclui peças de cerâmica de Maria Castelo Branco e tem exclusividade dos designs da portuguesa Carla Matos, que reside em Paris. As suas joias refletem a procura por “peças diferentes e que não são muito vistas no mercado”.

A nível do vestuário, os clientes podem encontrar vestuário da marca Moseo, também da autoria da fundadora da loja. Dedicar-se à moda foi algo que apenas lhe passou pela cabeça em 2020, devido à pandemia, e começou a pensar no que poderia fazer de diferente —, mas algo sempre relacionado com a arte.

“Pensámos num modelo que fosse intemporal e surgiu a camisa simples, com um comprimento ligeiramente maior”, revelou à NiT no início de 2022. “A peça acaba por se tornar a tela de artistas plásticos portugueses, como José de Guimarães, Fátima Mendonça, Gracinda Candeias, Sofia Areal e Urbano”.

Além dos desenhos, está também presente o trabalho da designer de joias Lia Gonçalves. A natural de Viana do Castelo desenvolve os botões em prata reciclada, que são aplicados nas golas e punhos das camisas, aos quais aplica o logótipo manualmente.

Outro serviço oferecido pela fundadora é a consultoria de projetos de arte para os espaços do clientes, com orçamentos a rondarem os 250 euros. “Proponho obras para as divisões, revejo as alturas em que estão e sugiro sítios”, conta. “Dá-me imenso prazer meter as pessoas a conviverem com obras de arte.”

Nos próximos meses, a loja vai ainda receber a iniciativa Art For You Week Fair, um pequeno mercado semanal com 14 artistas convidados. A primeira edição arranca a 28 de janeiro, sábado, às 15 horas, e contará com a presença de todos os nomes envolvidos no evento.

Carregue na galeria para ver mais imagens da nova concept store do Bairro Azul, em Lisboa.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Fialho de Almeida, 1E
    1070-095 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 10h30 às 19h30

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT