Lojas e marcas

Longe dos ecrãs, Andreia Dinis dedica-se à marca de roupa: “Se estou triste? Não estou.”

A ideia de lançar um negócio ligado à moda precede a pandemia. Foi concretizada quando a carreia da atriz ficou em suspenso.
Não cruza os braços.

Andreia Dinis passou a ser uma cara conhecida do grande público graças à sua participação na série juvenil “Morangos com Açúcar”, em 2006. Daí em diante, até a sua mais recente aparição na novela “Golpe de Sorte”, em 2019, a atriz tornou-se um rosto associado sobretudo à televisão.

Porém, nos últimos anos, a sua vida profissional não tem passado pela representação. Afastada do ecrã, encontrou no mundo da moda uma alternativa para se sentir concretizada. Este universo não lhe era desconhecido, devido aos vários trabalhos que fez como modelo, mas agora passou para o outro lado. Não veste roupas que outros escolhem para ela, é ela quem escolhe as peças que as suas clientes compram.

Em outubro de 2021, em conjunto com a sócia Eliana Rocha, Andreia lançou a marca Sugar n’ Spice. Trata-se de um projeto cujo objetivo é chegar a todo o tipo de consumidoras através de uma relação de proximidade com elas: “É uma marca de mulheres para mulheres”, conta à NiT a atriz.

Andreia e Eliana têm ambas corpos muito diferentes, e a curadoria das peças parte sempre de uma premissa que reflete essa diferença: são modelos que ambas podem usar e com os quais se sentem bem.

O nome da marca é o reflexo do jogo de contrastes que faz parte da essência do projeto, que pretende evidenciar a faceta mais doce e romântica de cada mulher, mas também capta o lado mais sassy e sexy com muita irreverência. Neste momento, já conta com mais de 12 mil seguidores no Instagram.

“Foi uma ideia que nos surgiu há vários anos, muito antes da pandemia. Na altura ainda estava a gravar e com uma agenda ocupadíssima”, avança a atriz de 44 anos. O desejo ficou pendente e, durante a pandemia, num momento de fragilidade, começou a ganhar contornos. O facto de a sua carreira profissional na representação estar em standby também proporcionou o avançar do projeto.

Quando o mundo parou devido aos sucessivos confinamentos, a carreira da atriz também ficou em suspenso. Encontrava-se a fazer uma peça de teatro, cuja digressão foi interrompida. Uma paragem brusca que reforçou a vontade de lançar a marca: “pude abraçar isto por ter mais tempo e disponibilidade. Quando estamos a gravar, não há tempo para nada, e o pouco tempo livre que temos é para nos dedicarmos à nossa família”.

A criação do negócio devido à pausa forçada na carreira não fez Andreia Dinis equacionar uma mudança profissional definitiva. “Sinto esse desejo de voltar à televisão, porque sou atriz”, revela.

“Comecei essa paixão em 2004 e nunca mais parei — até há algum tempo. Sou atriz, serei sempre e são duas áreas que irei continuar a conjugar”, acrescenta. Questionada sobre a falta de oportunidades para interpretar novos papéis no palco ou frente às câmaras, confessa que não procura respostas para ausência de convites: “Não faço a mínima ideia [do que aconteceu]. É algo que me ultrapassa e nem vou tentar arranjar justificação”.

Atualmente está dedicada a tempo inteiro à Sugar n’ Spice, um projeto que exige paciência e que tem sido construído aos poucos. O investimento inicial necessário contrasta com o tempo necessário para materializar o objetivo, sobretudo numa marca com poucos meses de existência.

O facto da carreira de Andreia Dinis também já ter passado pela moda, onde se estreou aos 17 anos, foi um dos fatores que a motivou a correr o risco com a sócia. “Fiz anos e anos de desfiles, catálogos e showrooms. O know-how em relação aos cortes, aos tecidos era algo que vinha da minha experiência”, explica.

Aos peças de roupa são compradas a fornecedores nacionais e internacionais, considerando sempre as necessidades do público alvo. Têm um stock maior, quando uma peça consegue chegar a mais tipos de corpos, e menor quantidade de artigos se for uma proposta muito específica: “As nossas clientes são mulheres de todos os tipos. Não existe um corpo padrão. A ideia é que as peças sejam versáteis, mas com um traço divertido e único”.

E, embora seja um projeto recente, a fundadora da marca orgulha-se de já contar com clientes fiéis que continuam a regressar à página de Instagram depois da primeira compra. A Sugar n’ Spice afasta-se da típica experiência de loja online, com respostas automáticas, devido ao envolvimento de Andreia em todo o processo, criando uma relação com as consumidoras. Sentir esse carinho é algo que lhe dá muito prazer.

“Sou atriz, então esse meu lado estar parado obviamente que não me deixa 100 por cento satisfeita. Se neste momento estou triste? Não estou”, afirma. “Estou focada neste projeto que me está a dar imenso prazer”, conclui.

A atriz sempre foi apaixonada por moda.

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