Os sapatos de estilo barefoot, ou seja, “pés descalços”, são cada vez mais conhecidos em Portugal, contudo, no passado, a realidade era outra. Quando Diana Silva e Paulo Gregório tiveram a primeira filha, foram confrontados com a dificuldade em encontrar modelos que respeitassem o desenvolvimento natural do pé.
Quando Madalena se preparava para dar os primeiros passos, a mãe, que abandonou a carreira de jornalista, decidiu aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto. Através do Instagram, descobriu a fisioterapeuta Patrícia Salvador e começou a pesquisar uma forma de colmatar a lacuna que havia detetado no mercado.
Em 2022, fundou a Mada, uma das primeiras marcas nacionais dedicadas à filosofia barefoot. Do sucesso do online à inauguração da primeira loja, em Setúbal, em fevereiro de 2023, o negócio continua a conquistar cada vez mais pais e já chegou à capital.
O novo ponto de venda, na Quinta das Conchas, em Lisboa, é inaugurado esta sexta-feira, 1 de novembro. A oferta inclui sapatos que respeitam a fisionomia dos pés dos mais pequenos das etiquetas mais procuradas no mercado.
“Recebíamos muitos clientes do Alentejo e de Lisboa, por isso, fazia sentido estarmos mais próximos do nosso público”, explica Diana Silva à NiT. “Percebemos que um atendimento mais personalizado é importante, permitindo que as pessoas vejam, toquem e experimentem os modelos.”
Apesar do sucesso do negócio, muitos pais ainda não estão familiarizados com os sapatos respeitadores do pé, que têm características específicas. Cada par deve ter uma biqueira ampla, oferecendo espaço suficiente para os todos os dedos, enquanto a sola deve ser dura o suficiente para oferecer proteção, sendo, ao mesmo tempo, fina e flexível. O sapato deve permitir que o pé se mova livremente, e incluir uma palmilha plana, bem como cordões ou velcro para permitir um bom ajuste.
“O ideal para os nossos pés é andarmos descalços. Como isso é impossível na maioria das situações, é crucial que os sapatos cumpram requisitos específicos para evitar deformações”, acrescenta a fundadora. “O conceito barefoot não se aplica apenas ao calçado infantil, embora a questão se torne ainda mais relevante durante o crescimento. Se a frente for demasiado estreita, os dedos não terão liberdade de movimento.”
Atualmente, a Mada — nome inspirado na filha — oferece 15 marcas, sendo a mais proeminente a brasileira Tip Toey Joey, conhecida por “fabricar sapatos com formato de pé”, com reposições mensais. A oferta também inclui modelos da Muris, Blanditos e Zapato Feroz, todas espanholas, além da portuguesa Mukishoes.
Embora à primeira vista os modelos possam parecer simples ou desinteressantes, felizmente, essa não é a realidade. Os pares apresentam um design moderno e uma paleta de cores apelativa para os mais novos, que vai desde tons azuis mais discretos até dourados brilhantes.
“As pessoas tendem a preferir o que é bonito, por isso, procuram sapatos que se assemelhem aos das grandes marcas”, refere Diana Silva. “Temos que nos adaptar a diferentes públicos, mas o nosso princípio base é que, quanto mais minimalista, melhor. Isso aproxima-nos do conceito barefoot.”
Vale a pena destacar que a oferta da Mada não se limita a modelos infantis; desde o ano passado, também disponibiliza opções para adultos. “Os pais começam a querer experimentar a mesma sensação no seu dia a dia. Quando experimentam descobrem um novo patamar de conforto”, afirma a fundadora, que apenas utiliza apenas sapatos barefoot.
Esta aposta tem sido um sucesso, sobretudo graças aos modelos matchy matchy — como as pantufas, que se tornram um fenómeno de vendas. Outras marcas, como Fleeters e Room Project, oferecem também opções com um visual semelhante às sapatilhas desportivas de marcas como adidas.
Os modelos estão expostos pelo espaço de 120 metros quadrados, que replica a estética da loja em Setúbal, com destaque para tons naturais, principalmente madeira, muitas plantas e luz natural abundante.
Com mais um objetivo alcançado, Diana Silva afirma que a meta para o próximo ano é o crescimento da marca no digital e alcançar um público mais vasto. “Estivemos no Algarve e praticamente não vimos opções barefoot”, revela. Nesse dia, tomou como missão levar o conceito a todo o País.
Além dos espaços físicos, os modelos da Mada Baby Store também estão disponíveis online, com preços a partir de 49,90€.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos pares disponíveis.