Provavelmente já ofereceu várias vezes aquele presente comprado à última da hora. As típicas meias, uma garrafa de vinho ou aquela caneca engraçadinha. Do outro lado, claro: aquele sorriso de cortesia, seguido de um agradecimento envergonhado. A verdade é que, apesar desses momentos poderem ser constrangedores, são mais comuns do que imagina. E acredite: não está sozinho.
Quase três milhões de portugueses recebem presentes que não gostam e cerca de 42 por cento acabam por nunca usar aquilo que desembrulharam. Estes valores são baseados num Estudo de Mercado representativo da população portuguesa entre os 18 e 64 anos, realizado em junho, pela Sonae Sierra.
Com isto em mente, a empresa de gestão de imobiliário lançou uma campanha humorística com a influenciadora Madalena Abecasis, sob o mote “Pensa bem, oferece melhor”. O objetivo é sensibilizar os portugueses a escolherem e oferecerem presentes que sejam realmente úteis — ou apreciados. E não há locais melhores para escolhê-los com o coração do que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, espalhados de norte a sul do País.
Através de um vídeo cómico e de suportes de comunicação com grande impacto, por exemplo, no AlgarveShopping, ArrábidaShopping, Centro Vasco da Gama, GaiaShopping e NorteShopping, surge o desafio lançado aos portugueses para escolherem (e acertarem) nos presentes que vão oferecer nesta época.
“A campanha ‘Pensa bem, oferece melhor’ demonstra a estratégia de marketing dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em aliar insights de consumo a uma abordagem criativa e emocional, potenciando o engagement com o público-alvo e reforçando os valores da marca”, frisa Joana Moura e Castro, diretora de marketing ibéria da Sonae Sierra.
A responsável acrescenta: “Este ano, reforçamos o apelo a um consumo mais refletido, no Natal, com recurso ao humor, que é trazido pela Madalena Abecasis. Consideramos que terá um forte impacto nos portugueses, pois irão rever-se nestes comportamentos, promovendo uma reflexão sobre os hábitos de compras. Afinal, quando dedicamos mais tempo a pensar, oferecemos melhor e teremos um resultado mais feliz para todos.”
No fundo, a Sonae Sierra pretende evitar aqueles comportamentos típicos na época natalícia e que foram expostos no referido Estudo de Mercado. No vídeo da campanha, estas ações ganham vida através das divertidas personagens interpretadas pela comunicadora portuguesa.
O “Teleguiado”, por exemplo, depende de instruções de terceiros para escolher presentes; o “Fica para mim” escolhe com base nos seus próprios gostos, assumindo que, se a pessoa não gostar, fica para si; já o “Influencer” dá prioridade à estética para que possa fazer um unboxing nas redes sociais; o “Deixa tudo para dia 24”, por sua vez, escusa apresentações; e, por fim, o “Talão de troca” compra qualquer coisa, sem refletir, porque se não gostar, pode trocar.
Comece por procurar toda a inspiração nos websites do AlgarveShopping, ArrábidaShopping, Centro Vasco da Gama, GaiaShopping e NorteShopping, enquanto planeia a sua visita. Aqui, o que não faltam são lojas e marcas com opções de presentes para toda a família, colegas, amigos, vizinhos, enfim, para todas as pessoas que quiser surpreender com o presente certo.
Carregue na galeria para conhecer algumas sugestões.