Lojas e marcas

Made by Decoralista: a nova loja em Belém que vai transformar a casa dos portugueses

O espaço foi inaugurado a 17 de novembro e apresenta uma seleção de artigos orgânicos que podem ser personalizados.
O espaço contrasta um estilo industrial com conforto.

Em 2017, Mafalda Galamas e Luís Ribeiro, ambos com 43 anos, uniram forças para lançar um projeto focado no design e na arquitetura de anteriores. O Atelier Decoralista começou por criar ambientes acolhedores e personalizados, materializados pela dupla que, nos últimos cinco anos, viu os seus trabalhos publicados em revistas especializadas, marcou presença em inúmeros eventos de decoração e apareceu em programas de televisão.

Dado o sucesso da parceria, os sócios aproveitaram a oportunidade de expandir o negócio. Inaugurada no dia 17 de novembro, a Made by Decoralista é uma nova loja de mobiliário e decoração, que pretende ser uma extensão da visão partilhada pelos dois profissionais. Os artigos para o lar dos portugueses, escolhidos através de uma curadoria minuciosa estão disponíveis na Rua dos Jerónimos, em Belém (Lisboa).

Se Luís já trabalhava como arquiteto, área em que se formou, o percurso da parceira antes de embarcar no projeto foi outro. “Sou formada em jornalismo, mas sempre estive muito ligada à decoração por trabalhar em revistas da especialidade. A certa altura, desenvolvi um blogue chamado Decoralista e começaram a associar-me ao segmento”, começa por contar Mafalda à NiT.

Em paralelo, passou a desenvolver projetos de decoração de interiores, que ganharam outro alcance. Quando começou a sentir que precisava de ajuda na parte mais técnica, entrou em contacto com Luís — cujo trabalho já conhecia — e perceberam que funcionavam bem juntos.

A dupla por trás da nova loja lisboeta.

Um espaço aberto ao público

A mesma dinâmica foi transportada para o novo espaço, que surgiu devido ao aumento da demanda no mercado da decoração e o desejo da dupla de tornarem o seu trabalho mais acessível. No entanto, e apesar do assunto ter sido abordado em várias conversas, não estavam ativamente à procura de uma localização.

“Pensámos que seria um passo a dar a longo prazo, mas a loja nasceu da circunstância de termos encontrado o espaço ideal. A partir do momento em que surgiu a oportunidade, decidimos que tínhamos de a agarrar”, sublinha a antiga jornalista. “Tínhamos o atelier no Restelo e, um dia, passámos de carro pela rua [da loja] no dia em que o proprietário colocou a placa na montra”.

Luís e Mafalda idealizaram um espaço que reunisse características industriais, em termos de arquitetura, “e que não fosse 100 por cento perfeito”. “Queríamos o contraste entre elementos, porque gostamos de artigos sofisticados, mas não queríamos o peso de algo mais antigo e carregado”, sublinha.

Através de características como as escadas em ferro ou o pavimento, partiram deste ambiente para destacar o conforto dos artigos expostos, muitos deles com a possibilidade de customização: “O nome reflete o facto de temos muita produção própria, e se um cliente pretender uma mesa de madeira, uma cama ou um sofá, por exemplo, poderemos reproduzi-lo com as dimensões e tecidos personalizados”.

A restante produção nasce através de parcerias, firmadas ao longo dos anos através do projeto original. Dos estofos, sofás e cadeiras às cabeceiras, a maior parte dos artigos são uma extensão do atelier. Têm algumas propostas que vêm de fornecedores estrangeiros, sobretudo a arte, mas a aposta com a loja passa por focar o catálogo na produção nacional.

“Quisemos apostar muito na aposta em artesãos e ceramistas portugueses e que não sejam tão conhecidos. Era algo que não tínhamos evidenciado no atelier, porque não tínhamos um espaço de exposição — mas agora é possível.

Pode visitar a loja Made by Decoralista no número 22A da rua dos Jerónimos, em Belém, ou através do site dedicado à marca. Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o espaço.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT