A forma de figo recortada numa das paredes parou dezenas de pessoas que passavam pela Maison&Objet. Embora inusitada, a entrada foi um dos destaques daquela que é considerada uma das maiores feiras de decoração, a correr em Paris, França, entre os dias 16 e 20 de janeiro.
Depois da abertura, eram as cores, presentes em peças como atoalhados, mantas ou até velas, que mantinham a atenção dos entusiastas. “A paleta moderna e vibrante” não só transmitiam o conforto de uma casa, como convidavam os curiosos a entrar, seduzidos pelo layout cuidado.
Na etiqueta de cada proposta, encontraram um nome ainda desconhecido. Lançada oficialmente na Maison&Objet, a Maison Figo é a nova marca nacional de decoração inspirada na ligação portuguesa ao artesanato de artigos para o lar. A primeira coleção é lançada online em fevereiro.
Inês Ferreira, de 24 anos, faz parte da quinta geração de uma família ligada à produção de têxteis. A jovem cresceu a ver o pai Joaquim, que faz parte da indústria há mais de 30 anos, a fundar e a trabalhar na INUP Home, uma indústria em Guimarães, estabelecida há cerca de uma década.
“Sempre fui uma pessoa criativa e desde pequena que já fazia desenhos. Enquanto estudava, comecei a trabalhar no design de várias propostas materializadas pela fábrica”, explica à NiT a diretora criativa da Maison Figo, que dedicou os últimos meses a idealizar estas propostas.
Em setembro, regressou a Portugal após ter concluído o mestrado em marketing de estratégia, em Londres, no Reino Unido. Com o fim dos estudos, Inês decidiu que era o momento ideal para preparar o lançamento do projeto que estava guardado na gaveta.
O nome surgiu, explica, porque o pai sempre foi apaixonado por figos. “Cresceu numa quinta e comia muitos, porque era a fruta favorita dele”, conta. A jovem começou por fazer o desenho de um figo que acabou por se tornar o símbolo da marca, presente no logótipo ou em bordados.
O primeiro passo foi pensar nas cores, como o azul, o rosa ou o vermelho. Embora não considere as tonalidades fortes, acredita que são “vibrantes, modernas e confortáveis”. “Queremos que se enquadrem no lifestyle de cada pessoa”, refere Inês, que se inspirou nas viagens que foi fazendo.
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Quanto ao catálogo, oferecem almofadas, lençóis, acolchoados ou mantas. A primeira coleção vai incluir também uma linha de toalhas e, eventualmente, querem entrar no segmento dos artigos de mesa. No fundo, querem trazer uma nova proposta para tudo o que sejam têxteis-lar.
“A Maison Figo surgiu porque, atualmente, toda a gente quer criar marcas. Mas a nossa ideia era criar um projeto com história e identidade devido ao nosso background nesta indústria”, acrescenta.
Inspirados por “um lifestyle moderno”, os fundadores querem criar artigos de qualidade, feitos com matérias-primas nobres e que se enquadram no dia a dia das pessoas. “Não produzimos artigos de ultra luxo, mas posicionamo-nos para uma marca premium.”
A nível de design, destacam-se estampados intemporais, como as riscas ou o xadrez, mas também os bordados com pequenos figos. O fruto é um dos motores da etiqueta e até foram lançadas velas que replicam o aroma a figo, para ser a fragrância da marca.
Os fundadores já conheciam o mercado internacional. Inês e o pai costumavam participar na Heimtextil, uma feira na Alemanha, mas este ano decidiram arriscar e dar-se a conhecer na Maison & Objet e, nos primeiros dias, a resposta foi um sucesso. “Estávamos assustados porque levámos algumas cores mais fora da caixa.”
Quando são abordados, contam sempre a história completa, explicando o que é a INUP Home ou descrevendo todos os artigos ao pormenor. “Há muitas marcas que não explicam a parte técnica, mas é importante saber-se a origem de um produto”, diz Inês.
Muitas pessoas param para tirar fotografias até antes de saberem a história. Encantadas pelas etiquetas diferenciadas ou pelo packaging pensado ao pormenor, ficam para saber mais sobre o que está por trás de cada artigo.
“Queremos muito estabelecer a nossa idade e contar uma história. Não estamos preocupados com a próxima coleção”, conclui a fundadora, que está decidida a explorar novos mercados — após a Europa, segue-se a Ásia, o Médio Oriente e América do Sul. Eventualmente, quer chegar aos EUA.
Todas as propostas da Maison Figo vão ficar disponíveis através do site da marca.
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