Lojas e marcas

Mamaya. Os scrunchies nacionais de veludo que não causam danos ao cabelo

Duas mães juntaram-se para criar acessórios macios e resistentes. Todas as peças são feitas à mão e não quebram os fios.
Chegaram ao mercado.

Amigas há vários anos, Vanessa Navalhas e Helen Dethier partilham os vários dramas que envolvem as filhas, duas meninas pré-adolescentes. Foi o que aconteceu quando as jovens começaram a insistir que queriam acessórios para o cabelo. Porém, quando as mães iam a um centro comercial, não encontravam opções que lhes agradassem.

Em vez de desistir, a dupla começou a fazer os próprios scrunchies — ou seja, elásticos para o cabelo forrados a tecido. A resposta foi tão positiva que começaram a participar em feiras e descobriram uma oportunidade de negócio. “A relação qualidade/preço que víamos no mercado não fazia sentido”, explicam à NiT.

No início de janeiro, Vanessa e Helen lançaram oficialmente a Mamaya. Nesta fase inicial, a marca nacional de artigos para o cabelo foca-se em scrunchies de veludo, todos feitos à mão e de forma sustentável.

Enquanto Vanessa, de 40 anos, trabalha no mundo da beleza, nomeadamente com cabelos e maquilhagem, Helen, 42, dedica-se ao mundo da costura. Ambas tinham valências não apenas enquanto criativas, mas enquanto mães. “Sabíamos o que dava mais jeito às miúdas.”

A escolha do veludo foi natural, uma vez que o tecido “não estraga o cabelo, não quebra e, se estiver preso, não desliza”, acrescenta Vanessa. Destaca-se não só por respeitar os fios, mas também pela durabilidade. “Pode cair uma bomba nuclear que o acessório não se vai desfazer.”

A matéria-prima é cuidadosamente selecionada à mão para garantir uma qualidade impecável. Robusto, durável e incrivelmente macio, é pensado para resistir ao tempo enquanto acrescenta um toque elegante aos seus acessórios.

 
 
 
 
 
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As fundadoras ainda pensaram em alternativas como a seda, mas queriam uma opção o mais acessível possível. “Desde o início, as pessoas viraram-se logo para o veludo”, refere. As primeiras clientes começaram logo a pedir outras versões dos scrunchies em tamanhos reduzidos.

As filhas de Vanessa e Helen também fazem parte do projeto. “Escolhem as cores, experimentam as peças e são as modelos”, diz. “Adoram o produto e nunca mais pediram qualquer outro scrunchie.

As coleções da Mamaya, que junta os termos “mamã” e “papaia” — “um trocadilho piroso, mas com piada”, segundo a fundadora — regem-se consoante os novos lançamentos das cores. As opções vão dos tons mais escuros, como o cinzento, o castanho e o azul-celeste, ao rosa, bordô ou verde.

“Queremos continuar a apostar nos cuidados para o cabelo e trazer outro tipo de materiais”, conclui. E, a seu tempo, vão apostar em mais artigos que possam beneficiar os fios, como toucas para dormir e até uma opção de desporto, como um produto 2 em 1 que permita guardar as chaves. “Notamos que as miúdas usam muito.”

Todas as propostas da Mamaya estão disponíveis no site da marca. Os preços começam a partir dos 4,50€.

Carregue na galeria para ver algumas das opções.

 

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