Quando lançou um blogue, em 2015, Inês Franco ainda não imaginava o caminho profissional que viria a percorrer graças à maquilhagem. Conhecida por ser a maquilhadora de várias celebridades — como Cristina Ferreira —, já publicou três livros, uma marca própria e organiza uma série de workshops intensivos.
Um ano após abrir a primeira loja, na LX Factory, em Alcântara, a artista instalou-se agora num novo espaço. Com cerca de 117 metros quadrados, a nova morada fica no piso 0 do The Tower, um edifício de escritórios em Miraflores, no concelho de Oeiras. Serve não só para receber clientes, mas também para realizar workshops e desenvolver conteúdos.
Com uma pequena amostra dos produtos já lançados por Inês — da marca de roupa à maquilhagem em nome próprio —, o espaço foi pensado para ser um mundo cor-de-rosa. A paleta de cores suave e feminina tornou-se uma parte essencial da identidade da empreendedora, de 46 anos.
O destaque vai precisamente para a linha de maquilhagem Makeup Love Story, lançada a 15 de abril e inspirada pela experiência de mais de duas décadas ligadas a esta área. Toda a gama foi pensada para “realçar a beleza natural com elegância, leveza e sofisticação.”
“Foi um processo demorado, porque queria encontrar os produtos certos e diferenciados. Não queria que fosse só mais uma marca de maquilhagem”, explicou Inês Franco à NiT, aquando do lançamento. A artista diz também que procurou informação no mundo inteiro, desde França à Coreia do Sul.
Composta inicialmente por cinco produtos — um corretor de olheiras, um pó luminoso, um iluminador, um bronzer e um lipgloss — a linha é inclui artigos multifuncionais, com ingredientes de skincare e fórmulas de longa duração, que pretendem descomplicar a rotina de beleza. “Queria mudar o estigma de que é preciso muito tempo de manhã para nos arranjarmos, oferecendo produtos mais intuitivos e fáceis de utilizar”,
Embora mais intimista, esta loja vem complementar a oferta do ponto de venda que abriu em abril de 2024, no primeiro andar do edifício principal da LX Factory, em Alcântara. Pintado também de rosa, também inclui as peças da Madami e sweatshirts personalizadas com frases ligadas à beleza.

O percurso de Inês Franco
A empresária aprendeu a maquilhar-se após ter feito um curso Cristina Gomes, maquilhadora da Catarina Furtado e da Bárbara Guimarães, quando acabou o secundário. Viu numa revista que ia dar uma formação numa escola de manequins e, como não tinha altura ou ambição de ser modelo, optou por se ficar pelos cosméticos.
“Eu sou um bocadinho ‘casa de ferreiro, espeto de pau’, porque no geral eu não me maquilho”, contou numa entrevista à NiT, em 2016. Ainda assim, cresceu numa casa com uma mãe vaidosa, que gostava de cuidar da sua aparência e que aumentou o seu interesse por esta arte.
Conheceu Cristina Ferreira quanto esteve no “Você na TV.” “Eu ia lá esporadicamente e maquilhei a Cristina das vezes que lá ia”, recorda. “Como na altura ela não podia exigir a maquilhadora, eu ia com ela a outros eventos, como passagem de modelos, por exemplo. Depois como assinou novos contratos, já podia exigir mais.”
Aos poucos, deixou de ser procurada apenas pelas amigas, que lhe pediam para as maquilhar sempre que saíam à noite. Graças à sua influência no mundo digital, começou a ser distinguida com uma série de prémios no mundo da moda e da beleza e a conquistar uma carteira de clientes fiéis.
Ainda assim, mantém-se fiel à sua imagem natural e sem grandes exageros. É por isso que o marido se mete sempre com ela: “Pois se tivesses um jantar com o Daily Cristina maquilhavas-te, mas para ires jantar comigo nem um saltinho alto pões”.
Carregue na galeria para ver imagens da primeira loja de Inês Franco.