Lojas e marcas

A marca orgulhosamente portuguesa que reaproveita tecidos da Oscar de la Renta

Todas as peças da Wheat & Rose são feitas à mão num atelier em Portugal, onde a exigência em termos de qualidade é elevada.
A Wheat & Rose é uma homenagem da criadora à sua avó.

Em novembro de 2021, Maria Veloso resolveu fazer uma viagem até à infância com o lançamento de uma coleção de roupa produzida a 100 por cento em Portugal. Aos 27 anos, a designer e fundadora da marca portuguesa Wheat & Rose usou as memórias de família associadas a matriarcas fortes e independentes para explorar um universo estético que ainda a fascina atualmente.

“A minha marca é inspirada na minha bisavó, Ângela Trigo da Roza, que viveu entre Hong Kong e Portugal e teve acesso ao requinte asiático e à simplicidade portuguesa”, conta. Na linha Memory Lane, a influência da estética asiática pode descobrir-se nas silhuetas, padrões, bordados e nos cortes das peças de roupa pensadas para o público feminino.

É tudo feito à mão num atelier em Portugal, onde a exigência relativamente à qualidade é elevada. “A coleção foi desenhada por mim, desde o conceito aos esboços e padrões, estes últimos desenvolvidos em aguarela e tinta da china e exclusivos da marca, desenhados em colaboração com uma ilustradora”, revela Maria.

Já os materiais que compõem camisas, calças, macacões, casacos e saias são escolhidos a dedo — e surpreendentes. As matérias-primas 100 por cento de seda e de algodão são reaproveitadas dos restos de produção da casa de luxo norte-americana Oscar de la Renta. 

wheat & rose
As paisagens portuguesas são uma inspiração para a criadora.

“Acredito que a verdadeira sustentabilidade passa por comprar menos, mas com qualidade. A cada coleção procuro cumprir a promessa de criar itens que durem uma vida inteira, capazes de resistir ao tempo, de passar entre gerações, não só pela qualidade dos materiais mas também pelo seu design intemporal”, continua a criadora.

Existe apenas um tamanho: S/M. As peças foram desenhadas de forma a servirem mulheres de corpos diferentes e, por isso mesmo, foram experimentadas por 18 pessoas de várias idades, pesos e alturas. A linha Memory Lane está à venda na loja online da Wheat & Rose, com preços que começam nos 130€.

Maria estudou Design de Moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, fez Erasmus em Milão (Itália), e tirou um mestrado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa, que terminou em 2018. No entanto, esta última área nunca foi o seu principal interesse, servindo antes como uma ferramenta para criar bases que lhe permitissem trabalhar num setor criativo.

Quando decidiu lançar o seu próprio projeto, em maio do ano passado, a moda foi a escolha natural. Para lhe dar um nome, inspirou-se na sua bisavó, Angela Trigo da Roza, cujos apelidos foram traduzidos para inglês e usados para compor Wheat & Rose. 

A autenticidade da marca chamou desde cedo a atenção de algumas das principais influencers portuguesas, mas também espanholas. Helena CoelhoMafalda Patrício e Teresa Andrés Gonzalvo são apenas algumas das it girls que partilharam fotografias nas suas redes sociais a vestir os maravilhosos kimonos e vestidos criados por Maria Veloso.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas de Memory Lane, a mais recente coleção da marca portuguesa Wheat & Rose.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT