A Wayz nasceu através de uma campanha na Indiegogo em dezembro de 2018, onde arrecadou mais de 18.500€. Os seus fundadores, Pedro Maçana e Daniel Gonçalves, experientes na área do calçado, apostaram num modelo inovador: detalhar ao consumidor os custos de produção dos seus artigos.
Na própria campanha compararam o seu modelo de negócios aos de outras marcas concorrentes, mostrando que ao cortar na cadeia de distribuição e no retalhista, conseguiam chegar a preços 44 por cento mais baixos, em média. Além disso, o calçado é feito por artesãos no Porto, e com foco na sustentabilidade.
Agora, a Wayz, além da loja online, está disponível num atelier-loja no Bonfim, Porto. A marca de sapatilhas criadas com materiais reciclados e biodegradáveis encontra-se na Hello, na zona do Bonfim.
“Para uma marca nova como a Wayz é interessante estar de portas abertas para a cidade, num bairro trendy, que prima pela autenticidade e por ser um polo de atração de novas lojas e galerias de arte”, afirma Pedro Maçana, que garante que o contacto com o cliente é sempre uma mais-valia.
As sapatilhas da Wayz são produzidas de forma ética, com materiais amigos do ambiente e com preços justos. Brevemente, haverá novos modelos em regime pre-order na loja online e com quantidades limitadas.
Os objetivos da marca passam por abrir as suas próprias lojas físicas, em Lisboa e no Porto, investir no mercado europeu, e apostar mais na missão social. A Hello, Bonfim fica no número 72 da Rua Joaquim António de Aguiar, no Porto. A loja está aberta todos os dias, excepto domingo, entre as 11 e as 19 horas.