Depois dos Países Baixos, Reino Unido e Alemanha, a marca portuguesa ISTO. está prestes a expandir-se para um novo destino — o primeiro fora da Europa. As peças que já conquistaram o ator Ryan Reynolds estão a caminho de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A marca tem operado exclusivamente online no país, que representa um dos seus principais mercados. Agora, a insígnia, fundada em 2017 por Vasco Mendonça, prepara-se para abrir a sua primeira pop-up store nos EUA.
A ISTO. irá instalar-se na loja independente Colbo, localizada no Lower East Side de Nova Iorque, entre 1 e 3 de fevereiro. Durante este período, o espaço irá acolher camisas, sweats e T-shirts da marca nacional, além das peças da coleção colaborativa com o artista Lourenço Providência, que inclui T-shirts gráficas.
A pop-up store nova-iorquina faz parte de um plano de internacionalização que arrancou em 2020, com um espaço temporário em Londres. No ano seguinte, o destino foi Haarlem, nos Países Baixos. Além dos estabelecimentos temporários que foram abrindo Europa fora, a ISTO. já soma quatro lojas permanentes em Lisboa: no Chiado, Campo de Ourique, Príncipe Real e no Amoreiras Shopping Center.
A sigla da insígnia representa os quatro valores que a definem: Independent (Independente), Superb (Magnífico), Transparent (Transparente) e Organic (Orgânico). O catálogo de vestuário masculino inclui camisas, sweats, T-shirts, calças, calçado e uma vasta gama de outros artigos.
A história da ISTO
Em julho de 2017, Vasco Mendonça — um dos autores de uma das páginas sobre futebol mais populares no Facebook, “Um Azar do Kralj” —, Pedro Palha e Pedro Gaspar juntaram-se para lançar a ISTO, uma marca masculina de T-shirts, camisas Oxford e tote bags feitas com materiais orgânicos.
Os três conheceram-se nesse ano, quando começaram a trabalhar juntos na Uniplaces. “Em conversa, percebemos que gostamos do mesmo tipo de roupa. Aliás, tínhamos uma insatisfação em comum: adorávamos as peças da marca americana Everlane, que não faz entregas para Portugal”, contou Vasco à NiT.
Quanto ao nome, optaram pelo acrónimo ISTO. (Independent, Superb, Transparent, Organic), que representa os quatro pilares do negócio. A marca ficou conhecida pela transparência; no site, todos os preços são discriminados, desde o custo de produção até aos gastos com transporte e matérias-primas. Em 2018, os três amigos decidiram alargar a oferta com uma coleção feminina, com três peças, embora essa experiência tenha sido posteriormente abandonada.
Abriram o primeiro ponto de venda físico numa ampla sala do século XIX do Palácio Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real, em Lisboa, a meados de dezembro de 2018. Seguiu-se um segundo em Campo de Ourique, em 2020, e uma terceira abertura na Rua Nova da Trindade, no Chiado, em 2021.
Atualmente, além dos espaços temporários que foram surgindo pela Europa, a ISTO. conta com quatro lojas permanentes em Lisboa, uma em Berlim, na Alemanha, e outra em Haarlem, nos Países Baixos, inaugurada em 2023.
As peças estão disponíveis nas lojas físicas e online da marca, com preços que variam entre os 38€ para T-shirts e podem chegar aos 500€ para casacos, por exemplo.