Nascida há cinco anos, a Imago tem vindo a conquistar um público fiel. Desta vez, a marca nacional não provou a sua irreverência com peças de roupa coloridas e com padrões, mas através de uma campanha que está a ser um sucesso nas redes sociais. Durante o mês de dezembro, as pessoas que entraram na loja a sorrir foram surpreendidas com 20 por cento de desconto nas suas compras. Terminada a campanha, o vídeo foi partilhado e acumulou de imediato milhares de visualizações.
A ideia surgiu de forma inesperada e pretende alertar os clientes para a importância da saúde mental. “Estava a ler um livro [“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie”] em que uma loja em Nova Iorque entrega um panfleto onde é descrito o valor de um sorriso”, explica à NiT Frederico Telo, fundador da Imago, que aplicou o conceito no espaço que abriu em Lisboa.
O feedback foi positivo e, finda a iniciativa, o jovem de 24 anos acredita que a experiência foi gratificante para ambos os lados. Ainda assim, as expetativas eram maiores. “Achava que íamos dar descontos a mais pessoas, mas vivemos numa cidade muito grande e as pessoas têm vindas muito aceleradas. Nem têm tempo de pensar”, diz.
Desde o início da campanha, no primeiro dia de dezembro, cerca de 35 por cento dos clientes receberam o desconto. E a exigência para atribuir o presente não era assim tão elevada. Bastava mostrarem alguma simpatia no momento da chegada.
“Faço o esforço, quando entro numa loja, para ser sempre simpático. Acredito que pode mudar o dia de uma pessoa, mas as pessoas esquecem-se de ter essa atenção”, acrescenta. “Ainda é mais importante numa altura em que se fala tanto em saúde mental e os dados apontam para o aumento de casos de depressão e ansiedade”.
A ação social foi feita em parceria com a associação Atuamente. A relação é para continuar. “Na coleção de verão, vamos lançar uma T-shirt que sensibiliza para as dificuldades que muitas pessoas enfrentam, sobretudo após a pandemia. A associação vai fazer mupis para serem espalhados por Lisboa”.
Apesar do fim da campanha, a Imago pretende criar iniciativas semelhantes. Na página de Instagram, também têm publicado vídeos em que espalham presentes da marca pelas ruas de Lisboa.
A história da marca
Frederico, na altura com 16 anos, começou a pensar na marca durante uma viagem a Barcelona. Na cidade espanhola, sentiu-se atraído pelo conceito de T-shirts com imagens estampadas, que faltavam em Portugal. Três anos mais tarde, em 2017, nascia oficialmente a Imago.
“Tinha 19 anos e comecei a marca como uma coisa pequenina. Depois percebi que estava a ter sucesso e escalei o negócio”, explica. A seguir ao primeiro produto, vieram os bonés e a sweatshirt. Mais tarde chegaram os casacos, as camisas e os bucket hats.
Pelo meio, começou a fazer o site e a vender em várias boutiques em Lisboa e no Porto. Em 2019, Manuel juntou-se como sócio e continuaram a explorar a premissa da sustentabilidade. Utilizavam materiais orgânicos e reciclados, alinhados a uma oferta cool. Por isso, o público alvo tornou-se fácil de identificar. Neste momento, já contam com mais de 15 mil seguidores nas redes sociais, incluindo uma grande percentagem de jovens.
A primeira loja da marca surgiu no dia 1 de junho, na Rua Poiais de São Bento, em Lisboa, com uma atmosfera inspirada num espírito “jovem e muito aventureiro”. Como já vendiam em lojas multimarca, incluindo nos Estados Unidos e em Espanha, sentiram que estava na altura de gravar a identidade do negócio num espaço próprio. Além deste spot, pode conhecer as propostas da Imago no site oficial — com peças entre os 36€ e os 120€.
Carregue na galeria para ver mais fotos da primeira loja da Imago.