Lojas e marcas

Marita Moreno: a nova concept store na baixa do Porto também é uma galeria de arte

A loja junta mais de 20 marcas nacionais de diversas áreas. O negócio foi criado por uma artista já com 30 anos de carreira.
Abriu em dezembro de 2022.

Quando Marita Ferro abriu a sua primeira loja, em 2021, nada não correu como esperava. Estava anexada ao Museu da Moda e do Têxtil, no Porto, e por ali, “não passavam pessoas suficientes”. Um ano depois, fechou portas. No entanto, este contratempo não demoveu a designer de 55 anos de voltar a investir no seu objetivo: instalar um negócio na baixa da cidade.

O sonho concretizou-se em dezembro de 2022, com a abertura da concept store Marita Moreno na rua do Bonjardim. O nome da marca é uma homenagem ao avô, Augusto Moreno, mas a oferta é uma ode ao talento nacional. Reúne mais de 20 etiquetas portuguesas com vestuário, joalharia, decoração, ilustração, escultura ou cerâmica.

Para entrar na loja, tem de passar pelo Village by BOA, um hotel de apartamentos que nasceu de uma típica ilha portuense, no final de 2022. Nesta antiga vila, foram recuperadas casa diminutas e abandonadas que, durante um século, “eram ocupadas por trabalhadores da estação ferroviária”.

Ali havia ainda espaço para duas lojas – e um desses anexos foi aproveitado pela criativa. “Usei todos os móveis que desenvolvi para a boutique anterior, pensados para serem fáceis de deslocar”, explica à NiT.

Os tons brancos predominam na decoração, mas mantiveram a parede original. É um “espaço muito limpo” — do balcão com plantas aos apontamentos em madeira, — onde a atenção recai sobre os artigos oriundos não só de diversas zonas do Porto, mas também de outras cidades.

As criações dos negócios selecionados, surgem ao lado da marca da casa, focada nos acessórios. “Já tínhamos alguns projetos connosco na loja anterior, mas era muito pequena. Agora, damos palco a outro tipo de oferta. Conheço alguns dos criadores há mais de dez anos”, refere.

Devido à amplitude do espaço, conseguiu ainda ter espaço para criar uma área de galeria. Surge no fundo da loja e as exposições têm sempre temáticas específicas. Abriram com uma mostra do ceramista José Ramos, de 80 anos, que trabalha com técnicas conceptuais.

Do artesanato à escultura, passando pela ilustração, a (também) artista quer provar que “a expressão não tem idade” e que “várias manifestações de criatividade” podem ali conviver. Por isso, vão aproveitar o canto para avançar também com workshops para os clientes.

Três décadas de trabalho

Marita Ferro começou a dedicar-se às artes aos 19 anos e nunca mais parou. Em 30 anos de carreira, trabalhou como artesã, designer, escultora e professora. O espaço que inaugurou é agora uma oportunidade para voltar a despertar algumas destas facetas.

“Entrei no Modatex e, na minha altura, começávamos logo a trabalhar e a ajudar nos desfiles de moda. Foram três anos muito intensos”, conta. “No final, formei-me em escultura, na Faculdade de Belas Artes, e ainda consegui articular com algumas fábricas.”

Quando aquele trabalho deixou de fazer sentido, começou a dar aulas Escola Artística e Profissional Árvore, no Porto. Foi professora e coordenadora de disciplinas como geometria e comunicação visual durante 13 anos, mas nunca parou de idealizar a própria marca.

“Quando deixei [o ensino], comecei a lançar as minhas primeiras peças únicas e artesanais de vestuário”, recorda. A marca Marita Moreno nasce em 2008, focada nas linhas limitadas de designs com burel.

Em 2015, o projeto sofreu um rebranding e passou a focar-se apenas em acessórios e sapatos. A artista recorre a matérias-primas como a como cortiça, burel e curtumes ou fibras de ananás e coco. Mais tarde, os produtos são feitos em pequenas fábricas familiares.

“Nas áreas criativas, todas as expressões influenciam-se mutuamente. Quero trazer esta mistura”, sublinha. Agora que a marca está mais estável (e com uma morada fixa), Marita começa a regressar ao trabalho com esculturas e já planeia dar formações.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o espaço.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Bonjardim, 545
    4000-125 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 11h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT