Lojas e marcas

Martï: a marca portuguesa que está a pôr os espanhóis loucos

Criada por duas irmãs, já vendem mais para fora do que em Portugal. As calças com padrão de leopardo são o grande bestseller.
Foi lançada em outubro de 2023.

“Já é uma das grandes referências de que todos falam em Espanha.” A frase, publicada pela versão espanhola da “Elle”, podia referir-se a uma etiqueta de luxo ou a uma nova aposta de alguma multinacional. No entanto, a descrição refere-se a uma nova marca portuguesa que nasceu na casa de duas irmãs portuenses.

O projeto chama-se Martï e, desde que foi lançado, em outubro do ano passado, tornou-se numa loucura tão grande que já vende mais roupa lá fora do que no nosso País. O catálogo destaca-se pelas propostas com uma identidade moderna, com camisas bufantes, calças estampadas e conjuntos arrojados. Tornaram-se uma espécie de máquina que lança tendências.

“A nossa premissa é que, tudo o que temos, é algo que comprávamos para nós. Antes de colocar à venda, perguntamo-nos se é a nossa cara e se usaríamos. Se a resposta for afirmativa, avançamos”, explicam à NiT as fundadoras do projeto, Marta e Rita Maia, com 27 e 36 anos, respetivamente.

Uma é mais organizada, a outra “atira-se sempre de cabeça”. Apesar das diferenças na personalidade ou na idade, sempre houve algo que as uniu. Desde cedo, notaram que tinham um gosto muito alinhado e vestiam peças iguais, que pertencem ao guarda-roupa da outra. A moda sempre foi uma das paixões mais presentes na vida das duas criativas.

Foi depois de algumas passagens pelo mundo empresarial — têm formação em gestão e economia — que, mesmo sem experiência no mundo do design, decidiram avançar. “Era uma ideia que estava a ser trabalhada há muitos anos, porque não queríamos um projeto sem identidade. Tinha um posicionamento bem definido porque não foi criada de um momento para o outro.”

As irmãs por trás da marca.

Inicialmente, Marta e Rita lançaram as primeiras peças através de fornecedores. Trabalhavam com um atelier de costura no qual alteravam os botões ou mudavam uma gola, até terem a peça que idealizavam. Aos poucos, começaram com uma produção própria, com todas as coleções desenhadas pela dupla e confecionadas à mão, no mesmo espaço onde começaram.

Entre os bestsellers, estão todos os modelos com animal print, mais precisamente as calças com estampado de leopardo. A etiqueta foi, segundo a imprensa internacional, “pioneira em lançar as calças de leopardo que todos queríamos e, além disso, soube melhorá-las”. A procura foi tanta que as unidades esgotaram e tiveram que repor o stock.

O mercado mais forte é o espanhol, porém, também já vendem para clientes na Austrália, nos Estados Unidos e para outros países europeus. A par dos designs com padrões ousados, procuram “todos os lançamentos em tons e vermelho ou de bordô”, revelam as irmãs.

Um dos motivos da popularidade é a parceria com várias influencers ibéricas, muitas delas que decidiram comprar os artigos sem que as fundadoras soubessem. Se em Portugal já despertaram a atenção de Madalena Abecasis, Mariana Azevedo e Mariana Aires, em Espanha fazem parte do guarda-roupa de pessoas que as inspiraram, como Marina Muñoz, Maria Segarra ou Carmen Tobal.

Apesar da popularidade, continua a ser uma “marca que transmite carinho”, apontam. “É uma extensão das duas porque foi feita à nossa imagem. Tiramos e aparecemos em todas as fotografias, porque queríamos que ficasse muito claro que é uma marca de irmãs para que todas as pessoas se consigam identificar connosco.”

Martï é, por isso, uma combinação dos nomes das duas fundadoras, um símbolo não só do vínculo e da cumplicidade que as une, mas uma forma de criarem uma ligação de proximidade com os consumidores.

“Há seis meses não pensávamos que íamos estar onde estamos atualmente”, confessam. Se há seis meses estavam a estrear-se nos primeiros mercados de rua, no Porto, agora preparam-se para começar a marcar presença em eventos lá fora. Segue-se o The Spot Market, em Sevilha, mas afirmam que não se vão ficar por aqui.

Todas as peças Martï estão disponíveis no site da marca entre os 19,99€ e os 159,99€.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers.

 

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