Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Lojas e marcas

Matilde: a filha de José Mourinho lançou uma marca de joias feitas de ouro reciclado

A primeira coleção tem brincos, colares, pulseiras e anéis que se inspiram na natureza e na sua herança portuguesa.
Tem 24 anos.

A criança cresceu. Aos 24 anos, Matilde Mourinho já não é apenas aquela miúda gira que aparecia nas fotografias de família ao lado da mãe e do pai — um dos maiores treinadores de futebol do mundo —, a quem até acompanhou de braço dado a grandes eventos sociais carregados de paparazzi curiosos. A filha de José Mourinho é agora uma mulher e já está a dar as próprias cartas no mundo da moda.

Esta quinta-feira, 3 de dezembro, a MATILDE chegou ao mercado com propostas de alta joalharia sustentáveis, cuja matéria-prima principal é o ouro reciclado, mas também diamantes de laboratório, entregues em embalagens amigas do ambiente e com processos de produção 100 por cento transparentes, sem quaisquer intermediários.

“Sempre fui empreendedora e ter o meu próprio negócio era o meu objetivo”, começa por contar à NiT. “Enquanto estava a estudar para o meu mestrado, descobri mais sobre as práticas da indústria da joalharia e, depois de alguma pesquisa, apercebi-me de que havia espaço no mercado para uma marca que vendesse peças de alta joalharia contemporâneas e com estilo, mas que recorressem a práticas de produção mais benévolas.”

Matilde confessa que é uma apaixonada pelo “dom que as joias têm para contar uma história sem precisarem de falar”. Depois de uma licenciatura em Direção Criativa para a Moda na London College of Fashion da University of the Arts London, tirou um mestrado em empreendedorismo nas indústrias criativas pela Conde Nast College of Fashion.

A educação foi sempre seguida em Londres, no Reino Unido, onde a família mora desde 2012. Foi por isso mesmo que a marca em nome próprio foi lançada por lá, mas Matilde garante que Portugal também é um dos mercados de foco principais. Para já, é em terras britânicas que quer continuar a viver, mas garante que visita Setúbal, a cidade do pai, sempre que pode.

As peças de joalharia da MATILDE têm venda exclusiva online e a primeira coleção sustentável é composta por anéis, brincos, colares e pulseiras, inspirados nos “movimentos e formas da natureza”, mas também por peças lindíssimas, que interpretam referências das suas heranças portuguesas e da arte da filigrana. Tudo é feito a partir de ouro reciclado de 14 quilates e diamantes de laboratório criados em Antuérpia, a capital dos diamantes, na Bélgica. Já os preços variam entre os 167€ e os dois mil euros.

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas das propostas da primeira coleção da marca de Matilde Mourinho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT