Lojas e marcas

Mega loja da Primark em Sintra já reabriu — tem quase 3 mil metros quadrados

O espaço segue o novo conceito da retalhista irlandesa no nosso País. Há provadores novos e oito caixas de self-checkout.
Tem mais de 2.870 metros quadrados.

Após um hiato de sete anos sem inaugurar lojas em Portugal — a última abertura aconteceu em Loulé, em 2017 —, a Primark tem vindo a reforçar a sua presença no mercado nacional. A par da chegada a novas cidades, como o Montijo, a empresa também está concentrada na remodelação de algumas das lojas atuais.

Um dos pontos de venda que passaram por esta renovação foi o espaço no Alegro Sintra, na zona da Grande Lisboa, que reabriu esta quinta-feira, 20 de março, com muitas novidades. A inauguração acontece no mesmo dia em que a Peco, a grande rival da retalhista, se estreia na cidade.

São mais de 2.870 metros quadrados que seguem o novo conceito da low cost no nosso País. Além das diferenças na aparência da loja, que conta com um design mais moderno, amplo e claro, tem provadores novos e passa a ser uma das poucas no País com caixas de self-checkout, mais precisamente oito. 

“Proporcionar uma experiência única em loja está no centro da nossa atividade e estou ansioso por dar as boas-vindas aos nossos clientes na nossa nova loja. Gostaria de agradecer à nossa fantástica equipa pelo seu trabalho árduo e dedicação ao longo deste projeto”, adiantou o diretor de venda da Primark Portugal, Nelson Ribeiro.

A abertura acontece após a estreia no Montijo, no Centro Comercial Alegro, em outubro, com a 11.ª loja no território português. Entre as inaugurações reveladas pela Primark, em junho de 2024, que fazem parte de um investimento de 40 milhões de euros, estão ainda lojas em Viseu, em Guimarães e na Covilhã.

A próxima abertura da marca vai acontecer em Viseu e a inauguração está prevista para este verão. Ainda sem data de inauguração oficial, “prevê-se que Guimarães abra este ano, enquanto a Covilhã irá abrir em 2026”, confirmou a retalhista à NiT.

Assim serão os novos espaços

As próximas aberturas da Primark vão continuar a introduzir este formato em que, normalmente, a loja estará concentrada num só piso. A marca garante que assim “reduz a necessidade de disponibilizar espaço para elevadores, escadas e escadas rolantes”, além de não haver a “duplicação de espaços como provadores e caixas de pagamento”.

Outra das novidades passa pelo design com uma paleta de cores mais suave e um pavimento diferente, com o vinil a substituir o betão polido. Além disso, vai integrar-se tecnologia com mais expositores, lightboxes, ecrãs digitais e vídeo walls com LEDs, será utilizado um aroma de loja distinto e será introduzida música ambiente, “embora sejam muito discretos para os clientes.”

No novo conceito, a oferta também será simplificada e focada na vasta secção de roupa da etiqueta. No entanto, algumas lojas vão perder a secção Home. Cada espaço terá uma abordagem diferente, sendo que no Montijo, por exemplo, o ponto de venda inclui acessórios desta categoria.

Quanto ao layout, as mudanças passam pela “reorganização dos provadores e das caixas de pagamento de modo que fiquem na mesma área da loja”, explica o porta-voz. “As caixas de self-checkout passam a ser um elemento importante ao nível da experiência de compra para os clientes e as caixas de pagamento tradicionais vão continuar a ter uma dedicada ao atendimento prioritário. O layout dos corredores existentes é substituído por ‘zonas’ para a roupa de mulher, homem e de miúdos”, refere.

A marca não deu detalhes sobre as novas localizações, além das três já confirmadas, mas ressalva que atualizações serão partilhadas à medida que o plano avançar. A empresa está também concentrada na remodelação de algumas das lojas atuais, como Sintra e Portimão, por exemplo.

Esta estratégia de expansão surge numa altura em que a Primark continua a crescer no mercado nacional. Na Península Ibérica, que representa aproximadamente 18 por cento das vendas da etiqueta, os lucros cresceram em cerca de 9 por cento em 2024. Globalmente, a faturação aumentou dois por cento.

Carregue na galeria e conheça algumas das melhores sugestões da Primark para a meia estação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT