Lojas e marcas

Chegou a Lisboa o primeiro cowork só para profissionais de beleza

O Mind Your Business é um espaço que junta profissionais da maquilhagem, unhas, estética e tatuagens. A arte nasce entre quadros, plantas e antiguidades.
Tem 24 anos e é um dos novos talentos da maquilhagem.

Quando era adolescente, Andréa Mary já dominava todas as técnicas de maquilhagem, das mais simples às mais elaboradas. Estes truques foram sobretudo fundamentais para conseguir “disfarçar as imperfeições” na pele criadas pela acne que apareceu. “Nunca pensei que isto poderia ser uma carreira”, confessa à NiT.

Em 2016, após mudar-se de França para Portugal, ainda ponderou em ser professora de línguas. Bastaram dois semestres a estudar Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para perceber que a sua vocação era outra. Após um período em que se sentia deprimida, cancelou a matrícula e começou a divulgar o seu trabalho nas redes sociais.

A jovem, atualmente com 24 anos, recorda-se de ver a mãe sempre produzida e sentir-se inspirada. Decidiu roubar-lhe uns produtos e pediu que a ensinasse alguns truques, essenciais quando começou a receber muitos pedidos de orçamentos. “Foi quase como um passa a palavra. Foi assim que me apercebi que podia ser um trabalho a tempo inteiro.”

Atualmente tem três empregos: maquilhadora profissional, criadora de conteúdos e formadora. Entre tantos ofícios, surgiu a necessidade de ter um espaço para receber as clientes ou gravar os vídeos para as redes sociais. Eis o problema: o preço por metro quadrado em Lisboa dificultou o processo.

“Não se justificava comprar um espaço só para mim. Precisava dele, mas não todos os dias da semana”, explica. “Percebi que podia trazer uma solução para colegas de profissão que sofrem com o mesmo. Muitas vezes, os de trabalho partilhado nem sequer nos aceitam.”

Foi esta necessidade que levou à criação de um novo espaço de cowork para profissionais de beleza no centro de Lisboa. Desde 7 de março que o Mind Your Business reúne serviços de artistas independentes, que podem ir da maquilhagem às unhas, estética, piercings ou tatuagens.

“Escolhi este dia para inaugurar o projeto porque é uma data muito importante na minha vida, embora sempre tenha tido uma conotação negativa. No dia 7 de março de 2002 perdi o meu pai e foi o acontecimento que mais impactou a minha vida. Sempre foi um dia triste”, partilhou nas redes sociais ao anunciar o estúdio.

A ideia é que as profissionais tenham um espaço acessível e flexível. No caso de uma maquilhadora, explica Andréa, pode ocupar o espaço de forma fixa apenas uma vez por semana. Quem está a começar pode usá-lo uma só vez e, quem tem muito trabalho, pode tornar-se residente.

O espaço é acessível e flexível.

“Não temos horários. Quero permitir que, se alguém quiser maquilhar um cliente às 7 de manhã de um sábado, o possa fazer”, nota. A exceção é a divisão das unhas, em que faz sentido ter nail artists residentes a assumir uma mesa como delas.

Quando recebeu as chaves do estúdio, em janeiro, arrancou com a remodelações e recusou vários trabalhos até fevereiro. A maquilhadora decorou sozinha o espaço com 80 metros quadrados, com muita luz natural, e marcada por móveis e peças decorativas compradas em segunda mão, dos tapetes aos quadros que preenchem as paredes.

“Foi super divertido decorar, porque não fiz plano nenhum. Foi um free style completo, muito tempo a ir a lojas e a ver recheios de casas no OLX”, confessa. “Queria diferenciar-se do que se faz habitualmente nos salões de beleza, com muitos brancos e rose gold. Mas sabia que as pessoas tinham de se sentir confortáveis.”

Assim nasceu uma espécie de mundo encantado da beleza, onde o aspeto residencial — a começar por uma lareira com velas na parede — é complementada por um toque boémio, com muitas flores, antiguidades e espelhos enormes. Espalhadas pelo local estão ainda mesas e macas para os artistas.

A ideia do nome surgiu quando Mind of Mary, como é conhecida nas redes sociais, estava no banho. “Queria pegar no ‘mind’ que as pessoas já associam a mim e juntar a parte do negócio. Então, surgiu uma expressão divertida que reflete um pouco a atitude que quero trazer para esta indústria.”

Para arrancar com o conceito, a fundadora está a receber as profissionais de forma gratuita para uma open week, com inscrições disponíveis online. A partir de abril, o objetivo é lançar um site oficial para que os experts de beleza possam agendar o alugamento e para os clientes encontrarem novos artistas e marcarem uma sessão, rodeados de pincéis, gel e tinta.

O trabalho de Mind of Mary

Quem segue as influencers portuguesas já viu por certo o trabalho de Andréa — especialmente os fãs de Mariana Bossy, que conta com 118 mil seguidores no Instagram. “É ela com quem mais trabalho. É uma pessoa impecável e super profissional. Foi por causa dela que fui conhecendo as outras influencers de Portugal”, recorda.

Catarina Filipe, com 182 mil seguidores no Instagram, é outra das famosas com quem já trabalhou. “Colaborei com ela quando iniciou a carreira musical, com o videoclipe ‘Xeque-Mate’. Também sou eu que a maquilho nos concertos”, aponta a makeup artist. Adri da Silva, Owhana e Cláudia e Glória Dias são outras das criadoras de conteúdo com as quais colaborou.

Não se deixe enganar: o currículo de Andréa não conta apenas com os projetos com influencers. Também faz maquilhagens para os videoclipes de muitos artistas nacionais. “Fui lá parar sem querer”, brinca. Durante a gravação de um projeto de Virgul, uma maquilhadora teve um imprevisto e não pôde trabalhar. A produtora do vídeo rapidamente começou à procura de soluções.

“Recebi uma chamada a dizer que tinha de estar às sete da manhã em Loures. Eu não tinha disponibilidade mas queria muito, então lá consegui arranjar maneira. Nesta área é difícil arranjar oportunidades, mas às vezes elas surgem do nada. O importante é agarrá-las”, aconselha. A par de Virgul, Andréa já trabalhou com artistas como Julinho KSD, Blaya, Calema, Álvaro de Luna, NEEV, entre outros.

@mindofmary

3 técnicas de eyeliner para pálpebras descaídas com os meus eyeliners favoritos da @quemdisseberenicept 🖤 #pub #quemdisseberenice #delineador #palpebracaida #eyelinerfacil

♬ som original – Mind of Mary – Maquilhagem

A independência é a sua parte favorita de ser maquilhadora profissional. “Para mim, é muito importante não ter chefias e também não estar responsável por outras pessoas”, realça. Outra faceta da profissão de que gosta bastante é a criatividade. No dia a dia, pelo menos nos trabalhos, costuma seguir pelo lado mais glamoroso da maquilhagem. Quando faz um look em si própria, prefere fazer coisas mais fora da caixa. “Quanto mais tempo demorar, melhor. E quando mais desafiante for, melhor ainda.”

Muitos dos looks que cria são partilhados nas redes sociais. Caso esteja com pouco dinheiro na conta mas queira apostar na maquilhagem, Andréa também dá algumas sugestões de marcas com boa relação qualidade-preço. Um critério muito importante para si é que os produtos não sejam testados em animais.

O grande objetivo de Andréa é ter um estúdio grande onde possa dar aulas de maquilhagem — o desejo de ser professora que tinha quando era mais nova ainda se mantém. “O que mais quero fazer é ensinar. Quero abrir um curso completo e uma escola. Mas também não quero forçar nada. Vou viver um dia de cada vez.”

Carregue na galeria para ver mais imagens do espaço e conhecer melhor o conceito.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT