As fibras alternativas aos materiais sintéticos são um mercado em crescimento, com cada vez mais opções. Até a pele de cogumelo já é utilizada no mundo da moda. Uma das apostas mais populares é o bambu, que chegou à roupa de cama no mercado português através da Momo Cotton, uma marca nacional fundada por dois irmãos gémeos.
No meio de uma vida agitada, devido aos trabalhos em multinacionais, Jorge e Gil Dias, 37 anos, decidiram abrir o seu próprio negócio. Os irmãos estão ligados às áreas das telecomunicações e das finanças, respetivamente, e aproveitaram o mês de novembro para comunicar um negócio inovador no mundo dos lençóis — e que exigiu quase um ano de testes.
“Na nossa família, sempre houve um espírito de empreendedorismo”, começa por contar Gil à NiT, revelando que os progenitores foram a principal inspiração. O pai era um refugiado do Quénia na Europa, nos anos 90, e a mãe emigrou de Portugal para a Alemanha, onde se conheceram. Após terem quatro filhos, começaram o seu próprio negócio, uma empresa de táxis.
Para seguirem os passos dos pais, só faltava uma ideia que preenchesse alguma lacuna no mercado. Durante uma das suas viagens, em Hong Kong, tiveram contacto com os tecidos locais e acabou por surgir a ideia de lançar roupa de cama: “Começámos a falar com fornecedores portugueses, mas não encontrávamos ninguém que produzisse tecidos de bambu”, avança.
Apesar das dificuldades, outro fator que pesou na decisão foi a necessidade de passarem mais tempo em casa, junto dos bebés que nasceram na mesma altura: “As nossas mulheres engravidaram, as coisas aceleraram e decidimos que tínhamos de avançar para passar tempo com as nossas filhas. Podíamos ditar o nosso próprio tempo”.
As propriedades do bambu
Jorge e Gil chegaram a equacionar outras alternativas, mas não conseguiram esquecer a matéria-prima que, devido às fibras longas e naturais, fazem com que os tecidos sejam dos mais macios. Mesmo que a planta seja, em simultâneo, uma das mais resistentes do mundo.
Além de ser sedosa, a fibra de bambu também “tem propriedades antibacterianas, visto que repele naturalmente bactérias nocivas conhecidas por irritar a pele sensível e causar odores desagradáveis, sendo por isso hipoalergénica”, adianta um dos fundadores.
E acrescenta que “é uma opção amiga do ambiente, que não requer o uso de fertilizantes, pesticidas ou outros químicos nocivos”. O motivo é simples. Uma das características da matéria-prima é que cresce até um metro por dia. A partir deste recurso, cria-se uma pasta muito macia, depois transformada num tecido que mantém a mesma suavidade.
Quanto às perguntas mais frequentes, muitos clientes questionam se estes modelos finos também podem ser usados no inverno. Como são reguladores de temperatura, os lençóis não sofrem pelas diferenças sazonais, podendo ser usados todo o ano. No verão, absorvem a humidade e são respiráveis, enquanto no inverno “criam microbolsas de ar para manter o calor”.
Os próprios fundadores, segundo revelaram à NiT, costumam usar os lençóis que comercializam — para testar e perceber a reação dos clientes. “Quando recebemos a primeira amostra, reparámos que não cabiam na cama. Percebemos que a fibra natural, nas primeiras lavagens, encolhe um bocadinho, então eles são feitos com alguma margem”.
Um negócio 100 por cento familiar
“Eu posso ter olho para o negócio, mas para o gosto estético fomos consultar as nossas mulheres”, diz. O resultado foi uma paleta de cores muito sóbria e um design mais clean, algo simples e fácil de encaixar nas casas típicas portuguesas.
O principal objetivo é continuar a apostar num negócio 100 por cento familiar, construindo uma marca portuguesa que seja uma referência nacional, expandindo para mercados europeus. Para isso, querem trabalhar com mais produtores nacionais, mas ainda não é essa a realidade.
Cada lençol é produzido na China, enviados depois para Portugal, onde têm uma equipa de logística. Apesar de manterem uma relação de proximidade com as confeções e os artesãos responsáveis, ainda não conseguiram visitar as fábricas, recorrendo apenas a videochamadas.
“Um dos nossos próximos passos, quando a China estiver mais leve, é ir lá diretamente”, conclui. “E estamos a olhar para outras matérias-primas possíveis, mas o bambu é o nosso material favorito e vai continuar a ser a base do nosso ADN”.
Todos os lençóis da Momo Cotton estão disponíveis no site da marca. Os preços variam entre os 39,99€ e os 246€ e pode escolher entre o branco, o verde sálvia e o rosa limonada. Carregue na galeria para conhecer as propostas da Momo Cotton.