Lojas e marcas

Moon: a marca que transforma tecidos de decoração em peças de roupa exclusivas

A primeira coleção foi lançada em setembro e inclui cinco modelos. Distinguem-se pela produção artesanal feita à medida.

As tendências de decoração acompanham a par e passo o que está em voga no mundo da moda. Decoramos a casa com uma atmosfera que pode andar de mãos dadas com o que vestimos. Quando falamos das indústrias criativas, de forma geral, as fontes de inspiração cruzam-se e complementam-se. Na Moon, a nova marca nacional de vestuário feminino, lançada em setembro, a roupa surge como uma extensão de várias setores criativos — arquitetura, arte, design, decoração e produção têxtil.

A etiqueta foi lançada pela Artmoon, um gabinete de design, encabeçado por Carla Pereira, de 43 anos. Apesar de se ter formado em marketing, o seu percurso profissional passou pela indústria imobiliária, onde trabalhou durante uma década. Em 2011, criou a sua própria empresa dedicada ao design e à arquitetura, áreas com as quais se sentia confortável.

Num atelier de 300 metros quadrados, que sempre funcionou como escritório, tinha um espaço que funcionava como galeria, inaugurado em junho do ano passado. A empreendedora decidiu dar palco a artistas emergentes de outras áreas, com exposições temporárias de pintura e de escultura. O objetivo era valorizar,  tal como continua a fazer, a união de várias formas de expressão criativa.

O cruzamento entre moda e arte

Apesar de sempre ter apreciado o mundo da moda, só quando começou a fazer apresentações dos tecidos é que Carla deu por si a ficar encantada com o seu potencial. “Ficava sempre com a sensação de os querer usar, porque eram maravilhosos. A ideia estava na minha cabeça há muitos anos. Só não conseguia organizar-me para estar em todo o lado e fazer tudo ao mesmo tempo”.

Começou a desenvolver a Moon em março de 2021, quando contratou uma designer de moda para colocar as suas ideias no papel. Ainda assim, foi um processo demorado até as roupas idealizadas pela fundadora serem apresentadas ao público, com a linha de estreia a ser lançada no passado mês de setembro.

“As peças da primeira coleção foram inspiradas na filosofia minimalista da empresa mãe, conjugadas com a exuberância dos tecidos do design de interiores”, diz. Destacam-se os têxteis com texturas ricas, as cores sofisticadas e um trabalho que vai ao encontro de um design clássico e intemporal. São privilegiados cortes com linhas simples para dar o protagonismo aos materiais.

Os detalhes dos tecidos são impressionantes.

Carla sublinha ainda a versatilidade das propostas, que se podem adaptar a vários momentos do dia e da noite. Os dois vestidos disponíveis são um desses exemplos, já que possuem decotes profundos que podem ser facilmente ocultados com um top ou um lenço. A escolha dos acessórios também ajuda a diferenciar o contexto.

A produção é feita por costureiras locais, naturais de Viana do Castelo, onde fica sediada a empresa mãe. A ideia nunca passou por desenvolver uma produção em série, preocupada com as quantidades produzidas, mas em oferecer um produto diferenciado criado em atelier.

Para quem tiver a oportunidade de visitar o estúdio, que fica no número 9 da Rua Emídio Navarro (em Viana do Castelo), uma das partes diferenciadoras é o serviço de confeção por medida. A peça é moldada no próprio cliente. No entanto, se não existir a possibilidade do cliente se deslocar, o site também inclui um separador onde se explica o processo de tirar as suas medidas. De seguida, basta entrar em contacto e o molde da peça é produzido com os números indicados.

“No escritório, no dia a dia, havia sempre elementos da equipa que experimentavam a roupa. Conversávamos sobre a forma como uma peça ficava bem na parte de cima, mas não em baixo”, explica, sobre a origem da ideia. “A ideia de fazer produção à medida permite que o ajuste ao corpo seja perfeito”.

No site da marca, onde está disponível a primeira coleção composta por cinco peças, a Moon também inclui os tamanhos standards comuns a várias marcas, entre o S e o L.

Carregue na galeria para as propostas, com preços entre os 125€ e os 490€.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT