Lojas e marcas

My Cloma criou uma coleção de upcycling em parceria com a Escola de Moda do Porto

Foi confecionada por alunos usando peças de roupa em segunda mão que iam para o lixo. Agora têm uma nova vida.
Está tudo à venda no site.

A ideia foi transformar tecidos que iam para o lixo em peças de roupa preparadas para serem vendidas. Agora, a plataforma online de venda de roupa em segunda mão My Cloma já pôs à venda as propostas que resultaram do seu projeto de upcycling realizado em parceria com a Escola de Moda do Porto (EMP). 

O valor total da venda das peças será doado ao Grupo de Ação Social do Porto (GASPORTO). Este projeto de upcycling contou com a estratégia da EMP em promover um contacto direto entre os seus formandos e as empresas.

Já o objetivo da plataforma era combater o desperdício têxtil. “Na My Cloma recebemos diariamente inúmeras peças de roupa que não podem ser vendidas pelo seu estado de degradação. Lançámos então o desafio aos alunos da Escola de Moda do Porto para, a partir destes tecidos que iriam para o lixo, criarem peças de roupa novas e aptas para serem vendidas”, explica à NiT Ana Monteiro, cofundadora.

Durante vários anos, Ana Catarina Monteiro tinha por hábito doar a roupa que já não queria, mas cedo percebeu que havia uma falha no mercado: “Podia haver um sítio onde as pessoas pudessem vender a sua roupa para ser usada por outras“, explicou à NiT em julho de 2020. Começou por colocar algumas peças à venda no OLX e noutras plataformas de venda até criar a sua própria página de Instagram, em maio do ano passado, e a procura “foi enorme”.

O seu irmão, Fernando Monteiro, de 33 anos, já tinha alguma experiência na área de gestão e Ana decidiu pedir-lhe ajuda para criar um serviço que pudesse “responder a esta necessidade”. “Ele tem mais experiência e visão de mercado para me ensinar a fazer crescer o negócio”, acrescenta Ana . Juntos, reuniram uma equipa e criaram a plataforma MyCloma. Leia a história completa no artigo da NiT.

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas peças criadas pela Escola de Moda do Porto com tecidos de upcycling. Estão à venda na plataforma da My Cloma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT