Quando se pensa no inverno, a compra de biquínis costuma estar longe do topo de prioridades. No entanto, a marca portuguesa 38 graus aproveitou os dias gélidos de dezembro para abrir o seu primeiro espaço. Instalaram-se no número 124 na rua do Poço dos Negros, em São Bento, com propostas de swimwear a preços outlet e várias marcas convidadas para diversificar a oferta.
A marca criada há seis anos por Marta Oliveira, de 29 anos, tem vindo a apostar na força do comércio eletrónico desde o eclodir da pandemia. No início deste ano, com um regresso à normalidade, a criativa ganhou duas sócias, Joana Machado, 33, e Inês Pereira da Costa, 34, que canalizaram todos os esforços nas vendas online. Porém, o formato deixou de ser suficiente.
“Começámos a sentir a necessidade das pessoas de passear por ruas cheias. Por estarmos em espaços multimarca, percebemos os piques que estávamos a ter nas lojas enquanto o online estagnava”, conta Joana à NiT, a responsável pela estratégia da etiqueta.
Apesar do timing não coincidir com os meses que antecedem o verão, como a equipa preferia, não hesitaram. A localização acabou por se revelar ideal — estão sempre a abrir novos espaços comerciais e conceitos pensados para um público jovem na zona —e há quem procure um modelo de banho em qualquer altura do ano. Uma boa parte são estrangeiros, mas muitos visitantes querem aproveitar os preços reduzidos das peças vendidas off season.
Marta explica que “toda a coleção está com saldos”. Se, normalmente, os biquínis da 38 Graus custam entre 88 e 98€, neste há muitos modelos à venda a metade do valor original. “A partir do momento em que nos sobra uma parte da coleção, é importante escoar o stock. Começamos a baixar os valores antes da Black Friday e vamos descendo até esgotarem.”
No entanto, as ofertas não se ficam por aqui. Uma das novidades, que estrearam em setembro e que chega agora ao espaço físico, é o projeto Second Life. De forma a dar vida aos biquínis usados, os clientes podem entregar um modelo que já não utiliza e, depois de verificado o seu estado, é colocado para revenda a preços reduzidos. Em troca, a marca entrega um vale 30€ a ser descontado numa próxima compra e que é válido durante um ano.
As marcas convidadas
Por se tratar de um negócio sazonal, “o verão tem de cobrir o inverno”. A solução pensada pelas três sócias foi convidar várias marcas para a loja ter um pouco mais de oferta, com o cuidado de juntar vários conceitos diferentes no mesmo espaço — embora pequeno, conseguiu acolher quatro etiquetas.
“Não queremos duas marcas de sapatos ou incluir uma marca de roupa que também venda biquínis”, acrescenta Joana. Por ter vivido no Brasil, a estratega convidou a Loja 3, que “está a tentar entrar no mercado português” e apresenta roupa de festa descontraída para quem está a pensar nas festas final do ano.
Deste lado do oceano, de Espanha, recebem os sapatos da Flabelus, que se destaca pelos modelos rasos que têm sido um sucesso. Além da marca anfitriã, e para também captar um público português, contam com a oferta da Arcane, uma marca nacional com joias em prata, que podem ou não ser banhadas em ouro. Todas as insígnias se complementam.
“Daqui a uns meses, queremos ter mais marcas. mas a 38 Graus nunca teve uma loja própria e queremos que todas tenham o seu espaço”, explicam. “Se conseguirmos, queríamos acrescentar mais uma marca portuguesa nos próximos tempos”.
Na disposição do espaço, os sapatos têm um lugar de destaque no meio da loja, num dos módulos de esponja coloridos. A roupa fica exposta nos charriots contra as paredes, pintadas pelas três sócias. Para aproveitar ao máximo o espaço pouco amplo, as joias portuguesas ficam em cima do balcão.
Para a decoração, que reflete o espírito divertido da marca, com cores e padrões, contaram com o trabalho da cenógrafa Mafalda Matos. A designer, que já tinha colaborado no novo espaço da Mustique, idealizou tudo de acordo com as indicações da fundadora: “Queríamos algo chamativo, que levasse as pessoas a passar na rua e mandar fotos para um amigo”, diz.
Para os módulos de esponja, a peça estrela do spot, usaram barras conhecidas como “chouriços de natação”, revestidos com tecido. A mesma dinâmica, com formas onduladas que remetem para a 38 Graus, foi aplicada no balcão e nas paredes, de forma a existir um fio condutor entre todas as peças.
A marca foi projetada por Marta Oliveira, que, em 2017, lançou os primeiros 12 modelos de uma coleção que ia desde “fatos de banho com costas desafogadas” a “biquínis sem recortes e floreados”, revelou à NiT na altura. O sucesso não demorou a chegar e hoje é um fenómeno no Instagram — a presença das peças da marca em quase todos os feeds está aí para o provar.
A partir de agora, além das imagens virais no Instagram e do site, pode visitar o estúdio da 38 Graus de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas, e aos sábados, entre as 11 e as 15 horas. Carregue na galeria para conhecer alguns dos biquínis e fatos de banho que encontra no espaço.