Lojas e marcas

Na nova loja do Continente o check out faz-se sozinho — só tem mesmo de pagar a conta

A "maior loja inteligente do mundo" foi inaugurada no dia 10 de janeiro em Leiria. A NiT já passou por lá.
Um check out super rápido.

Os clientes do novo supermercado Continente Bom Dia, em Leiria, não precisam de tirar os artigos do saco para pagarem tudo no final das compras. Graças a esta tecnologia inovadora, que é exclusiva da loja, o registo manual de cada produto foi eliminado em algumas das caixas. 

“A maior loja inteligente do mundo”, segundo os responsáveis, foi inaugurada no dia 10 de janeiro, resultado de um investimento de seis milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mas afinal, como funciona esta experiência inovadora nas caixas de pagamento?

“Em todas as prateleiras há uma balança de precisão e temos mais de mil câmaras instaladas que vão detetar a interação do cliente com os produtos. À medida que o cliente tira algo da prateleira, isso está logo no carrinho virtual. Quando chegar à caixa, todo o carrinho virtual já está ali com a descrição e a única coisa que tem de fazer é pagar”, explica Marlos Silva, responsável de inovação da MC.

Quanto aos produtos que possuem peso variável, como frutas e legumes, será necessário pesá-los nas balanças e dispositivos de leitura. Na área da peixaria, por exemplo, existe atendimento personalizado, com zonas específicas para pedidos e entregas; já no modo smart checkout, a adição do item ao carrinho virtual é feita pelo funcionário.

“Mais do que eliminar filas, a tecnologia da Sensei transforma toda a experiência de compra e oferece ao Continente Bom Dia dados em tempo real para otimizar operações e aumentar a eficiência”, destaca Vasco Portugal, um dos fundadores da Sensei, a empresa que criou a tecnologia que permitiu a inovação nesta loja.

Como se trata de um projeto-piloto, a loja, com uma área superior a 1.200 metros quadrados, funciona em formato híbrido. Isto significa que os clientes podem continuar a fazer as compras de forma tradicional, nas duas caixas manuais e seis espaços de self checkout disponíveis.

“Pretendemos proporcionar uma jornada de compra simples, rápida e ágil, mas sem retirar a opção tradicional de compra para quem o prefira. Com esta tecnologia também damos ao nosso staff um trabalho mais facilitado na gestão de stock e reposição. Atingimos um duplo objetivo e no fim servimos melhor os nossos consumidores”, acrescenta Marlos Silva.

17.ª loja de Leiria cria postos de trabalho e mantém foco na sustentabilidade

Só no distrito de Leiria, a MC, grupo detentor do Continente, já empregava mais de 1300 colaboradores, distribuídos por 16 supermercados. Agora, com a nova loja, localizada em São Romão, foram criados mais 28 postos de trabalho.

A par da aposta local, a marca também reforça na sua expansão a importância das práticas sustentáveis. Por isso, a loja está equipada com painéis fotovoltaicos — no telhado do edifício e também na cobertura do estacionamento —, utiliza lâmpadas de baixo consumo, 100 por cento LED, e integra equipamentos de controlo e redução de consumos excessivos de água.

No estacionamento, com 55 lugares, é também possível encontrar quatro postos de carregamento para veículos elétricos.

A este lado de produção e poupança energética junta-se ainda o combate ao desperdício, com a atuação da Missão Continente, que logo no dia de inauguração desta loja doou cabazes de bens essenciais à Associação Bem Estar de Parceiros, à Fundação Vítor Reis Morais e à Associação Zoófila de Leiria — Fiéis Amigos. Estas serão também as instituições que vão receber os excedentes da loja ao longo de todo o ano.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com o Continente.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Vale de Lobos 37
    2410-078  Leiria - Portugal
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a domingo, das 8 horas às 21 horas
Advertisement

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT