Susana Lucas estava habituada às agulhas usadas na enfermaria onde trabalhava, mas também se sentia à vontade com agulha de costura na mão. Acabaria por trocar uma pela outra e hoje, aos 43 anos, é fundadora e gestora da NAÏZZA, uma marca de roupa feminina que permite às clientes personalizar peças a partir de modelos base. Em maio, lançou a mais recente criação: um macacão bordado à mão pensado para noivas.
O gosto pela costura surgiu ainda antes da escolha por uma carreira na enfermagem. Com uma avó costureira, Susana começou a coser ainda em miúda. Só lhe faltava aprender a usar a máquina de costura. Em 2017, percebeu que já não podia adiar essa aprendizagem. Juntou um grupo de amigas para fazer um workshop onde se propôs a “dar uma nova vida a peças de roupa”. Fez um vestido para a filha com um tecido que tinha guardado, mas faltava uma régua de modelagem para o decote. “Peguei num prato de refeição e desenhei o que faltava”, conta à NiT.
Desde então que foi criando algumas peças por diversão. Entre as horas que dividia como enfermeira no bloco, transformava ora um vestido, ora uma blusa, e fazia formações de modelagem e design, mas sem qualquer pretensão. A chegada da pandemia trouxe-lhe o tempo livre que não tinha e decidiu então dedicar-se à costura.
“No primeiro confinamento tive de ficar em casa porque sofro de endometriose profunda. Acabei por aproveitar o tempo livre para criar a minha marca, a NAÏZZA. A primeira coleção foi lançada em maio de 2020”, recorda.
Os primeiros modelos destacaram-se pelos padrões e pelo uso do veludo. “O vestido Serenity e o macacão Hope foram dois bestsellers e são modelos que mantemos até hoje”, sublinha.
Durante vários anos tentou conciliar as duas áreas. Em 2023, com o horário reduzido por motivos de saúde, decidiu abandonar de vez a carreira na enfermagem e dedicar-se em exclusivo à marca.
Todas as peças da NAÏZZA são pensadas e feitas por Susana. A marca tem uma estética muito própria, com peças fluidas e folhos que já são imagem de marca. Junta-lhe um toque das tendências atuais e cria modelos ajustáveis ao corpo de cada cliente. “Gosto de peças confortáveis e versáteis que tanto possam ser utilizadas no dia a dia, como em eventos e cerimónias. Tudo depende como são conjugadas”, explica.
Desenha, corta e cose todos os modelos pela sua própria mão. Escolhe os tecidos e trabalha com um fornecedor nacional da Covilhã, onde vive. “Esta região já foi conhecida pelas unidades têxteis, mas com o passar do tempo isso tem desaparecido. Uma das maiores lojas de tecido fechou há uns anos e um dos funcionários decidiu abrir outra. Atualmente, é praticamente a única loja onde gosto de comprar tudo”, conta.
O tecido escolhido por Susana funciona “tanto no verão, como no inverno” e “tem um caimento perfeito para diferentes corpos”. Quem preferir experimentar antes de comprar pode agendar uma visita ao atelier na Covilhã, onde existem modelos disponíveis. Há a possibilidade de comprar um exemplar pronto ou de encomendar um feito à medida. Este processo demora entre oito a 15 dias, conforme a carga de trabalho da equipa, composta por Susana e três costureiras.
A pensar nos pedidos frequentes das clientes, em maio lançou uma coleção matchy matchy para mães e filhas, com o modelo danse (185€). “As clientes já me vinham a pedir modelos que pudessem conjugar com as miúdas. Decidi arriscar e pegar num dos modelos mais vendidos, que é muito fluído para arrancar. E tem sido um sucesso. As miúdas adoram vestir-se igual à mãe”, admite.
Depois do vestido de noiva com 21 rosas feitas à mão que criou para uma cliente, Susana desenhou uma nova versão em formato macacão. “Trata-se de uma peça mais ousada, com um decote aberto até ao umbigo e depois debruado a flores e tem a opção de se colocar uma capa”, explica. O jumpsuit está disponível por encomenda e custa 233€. A capa é feita mediante orçamento.
O atendimento na NAÏZZA requer marcação prévia. Quem preferir pode comprar através do site, sendo reencaminhado para uma conversa direta com Susana, que ajuda a definir as medidas ideais para cada corpo.
Carregue na galeria para descobrir os modelos da NAÏZZA.