Lojas e marcas

Nas grandes lojas, Califórnia vai exigir uma área neutra em termos de género

A nova lei estadual não proíbe as habituais secções de masculino e feminino, mas determina que deverão também ter uma secção neutra.
Vai acontecer em departamentos de brinquedos e outros produtos.

Este sábado, 9 de outubro, a Califórnia tornou-se o primeiro Estado dos EUA a exigir que as grandes superfícies comerciais tenham uma área neutra em termos de género. A nova lei estadual, assinada pelo governador, Gavin Newsom, não proíbe as habituais secções de masculino e feminino, mas determina que as grandes lojas também deverão ter uma secção neutra.

A lei só se aplica a brinquedos e “artigos de puericultura”, que incluem itens de higiene e de dentição. Só se aplica ainda a lojas com pelo menos 500 empregados. Ou seja, não vai afetar os pequenos estabelecimentos.

A mesma lei já tinha sido proposta nos últimos anos. Os defensores dos direitos LGBTQIA+ encaram a legislação como uma vitória, visto que acreditam que os produtos separados por género — e pelas tradicionais cores de rosa e azul — pressionam as crianças a conformarem-se aos estereótipos de género. Apesar de só agora ter sido aprovada, algumas empresas já operavam com uma secção neutra de produtos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT