lojas e marcas

Nesta loja da H&M há uma máquina que recicla peças antigas — e saem como novas

Em poucas horas, uma blusa ou umas calças velhas parecem acabadas de comprar.
É a primeira vez que cria algo do género.

A Looop podia ser o nome de uma recente coleção cápsula da H&M, mas em vez disso é uma máquina que recicla roupa e transforma peças antigas em novas. Neste momento, só existe uma loja com este serviço, em Estocolmo, na Suécia. Em poucas horas o resultado fica pronto e pode ser experimentado por qualquer cliente.

A máquina foi desenvolvida pela H&M em parceria com o instituto de pesquisa de Hong Kong, HKRITA. A Looop é uma máquina téxtil capaz de transformar velhas peças noutros artigos, por exemplo, uma blusa num cachecol.

Está numa loja em Estocolmo.

O funcionamento é muito simples e feito sem água ou quaisquer químicos. Segundo o site “Ecycle”, tudo começa com uma limpeza da peça. Segue-se a fragmentação em fibras de tecido, a filtragem e a combinação em novos fios. Por fim é tricotada a nova peça. Tudo isto acontece em apenas duas horas.

A marca de fast fashion já tinha desenvolvido outro sistema de reciclagem em que os clientes entregavam as peças que já não usavam. Esta é a primeira vez que desenvolve uma máquina que permite a criação de novos itens a partir de outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT