Lojas e marcas

Nesta Oficina em Lisboa nascem peças de design que chegam a todo o mundo

A Marques já fez painéis para lojas de luxo, hotéis e restaurantes Michelin. Tudo é criado com "tusa de viver".
Abriu em 2018.

É com “tusa de viver” que Gezo Marques se movimenta pelo número 71 da Rua Luz Soriano, em Lisboa, passeando entre as peças de madeira e cerâmica que cobrem as paredes — algumas grandes, outras menores — e os pequenos objetos que decoram as mesas. Ao seu lado, surge José Gonçalves, com quem partilha o mesmo mote para criar “peças para celebrar a vida”.

A dupla trabalha desde 2018 na Oficina Marques, no coração do Bairro Alto, um espaço que nasceu “da necessidade visceral de criar e contar histórias”, começam por explicar à NiT. Deste exercício, começaram a nascer cada vez mais peças de design que, muitas vezes, nascem de materiais descartáveis, como tacos de madeira ou caixas de vinho.

A oportunidade dos dois amigos de longa data se juntarem aconteceu assim que encontraram o espaço. Gezo já andava de olho num local onde conseguisse aliar a produção e a exposição das peças e, assim que bateu o olho nesta pequena oficina, começaram logo a trabalhar juntos.

Atualmente, o espaço divide-se em três áreas. A primeira sala é a loja, onde se encontram as diversas coleções expostas, com peças de autor produzidas pelos criativos, mas também inclui uma curadoria de outros projetos que os inspiram. A oferta vai de relicários a esculturas, passando por pratos, jarras, vasos ou taças.

Gezo e José, os fundadores.

Ao avançarmos, encontramos o atelier onde são produzidas todas as obras e, numa outra sala, existe uma galeria. Ali, decorrem todas as exposições com peças maiores, que podem ser esculturas ou os painéis que, entretanto, se tornaram a imagem de marca da dupla. A mostra muda regularmente.

“Estamos sempre a produzir peças novas. Se nos visitar daqui a 15 dias, vai deparar-se com artigos diferentes daqueles que viu esta semana”, refere José. “Gostamos desta ideia de estar sempre a trazer objetos que podem fazer parte do quotidiano das pessoas, daí trabalharmos em várias escalas.”

Gezo e José não são apenas procurados por clientes particulares. Em janeiro, por exemplo, foram desafiados pela Renault para criarem uma obra de arte feita recorrendo a upcycling, usando apenas materiais da indústria automóvel. Nasceu assim mais um painel que ganhou vida através de pastilhas de travões, discos de embraiagem, juntas, correias, cabos, carregadores e restos de pára-brisas.

O painel que criaram para a Renault.

Esta oportunidade junta-se a outras conquistas importantes. Um dos mais ambiciosos foi um painel criado para assinalar os 20 anos do Eleven, o restaurante lisboeta com estrela Michelin, para o qual se inspiraram na envolvente, como o verde do Parque Eduardo VII ou a vista para o Tejo.

O portfólio inclui ainda peças criadas para outros espaços em Lisboa, como a loja da Hermès, no Chiado. A par destes projetos nacionais, colaboraram com o Gypsy, nas Caraíbas, assim como vários projetos para hotéis no sul de França. Entre outros destinos onde já chegaram as ideias da dupla estão Inglaterra, os Estados Unidos ou o Dubai.

E, embora reconheçam que “é interessante saber as criações que saem de uma sala no Bairro Alto” têm um alcance mundial, não é o único objetivo. “A partir do momento em que alguém leva uma peça nossa, já sentimos uma satisfação incrível. Sabemos que vai fazer parte da vida de alguém, quer fique para ela, quer seja oferecida”, garante Gezo.

Na Oficina Marques, trabalha-se com coleções, edições limitadas e exemplares únicos. Quando apresentam uma nova gama, têm sempre um tema novo que tentam materializar em cerâmica, esculturas de madeira ou até em móveis. “Quando acabar, não vamos reproduzir mais e criar outra.”

A mais recente coleção, chamada Bucólica, tinha 175 exemplares únicos de peças de cerâmica, nos quais, explicam José e Gezo, apostaram em técnicas novas. Acabou por ser apresentada na Design Week de 2025, que decorreu em Milão, Itália, e tiveram um público muito vasto a visitá-los.

Os criativos partilham a alegria de criar, mas não negam que há vários desafios. “Somos contadores de histórias, mas somos dois. Temos que estar alinhados no conceito e no tom para criarmos a mesma narrativa”, garantem, frisando ainda desafios técnicos, como a constante adaptação a materiais como o barro ou a madeira.

No final, o resultado “é muito satisfatório” e vem sempre acompanhado da mesma “tusa de viver”, que se tornou o slogan da Oficina Marques, “Tentamos criar peças que fazem sentido na vida das pessoas. Independentemente do estilo ou do tamanho, se deixam as pessoas felizes, têm um sentido maior”, conclui Gezo.

Além do espaço físico, pode conhecer mais das peças criadas pela Oficina Marques no site da marca.

Carregue na galeria para ver mais imagens da loja.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Luz Soriano, 71
    1200-246 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Quarta a sexta-feira das 10h30 às 13h e das 14h às 18h30
  • Sábado das 13h às 19h30

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT