Lojas e marcas

No novo estúdio de tatuagens da Margem Sul sai com mais do que tinta no braço

Os skates e os grafittis nas paredes do Piramid não enganam: o espaço também funciona como uma loja de arte urbana e streetwear.
A arte na pele mistura-se com a arte urbana.

Inglaterra, Dinamarca, Alemanha ou França. Em 2017, o tatuador Ivan Sacara começou a viajar por vários países e a gravar a pele dos europeus com os seus desenhos. Nos últimos anos, seguiu sempre o mesmo estilo de vida: chegava a uma nova cidade e, durante a estadia temporária nos estúdios locais, guardava novas aprendizagens.

“Depois de muitos anos fora, pensei que chegou a altura de abrir um espaço meu para desenvolver as ideias que tinha. Comecei a viajar como aprendiz, já trabalhava por conta própria e como autodidata. Podia fazer a diferença”, diz à NiT o tatuador de 34 anos.

Em 2021, o moldavo regressou a Portugal, onde vive desde os 18 anos, para ter uma morada fixa. Tinha outras opções europeias em mente, porém, escolheu a Margem Sul para ficar na casa dos tios. Quando chegou, começou logo a idealizar o Piramid Tattoo Studio com a companheira, Ana Sacara, de 25 anos.

Fundado em 24 de abril, oferece um conceito diferenciador em Almada. Por um lado, conta com os serviços típicos de tatuagem, remoção a laser, tooth gems e piercings. Mas não se fica apenas por aí.

No spot, também pode encontrar material para street art, ilustração e desporto ao ar livre (pense em skates ou sprays), assim como várias marcas de roupa do universo do streetwear. Até há graffitis nas paredes. O cliente sai com tinta na pele, mas também com uma nova peça de roupa de etiquetas como a Clarks ou a New Era.

“Desde que comecei a minha carreira aqui, há oito anos, senti que faltava uma loja que oferecesse coisas diferentes das outras”, acrescenta. “Almada é uma zona muito focada no mundo urbano, mas a nível de ilustração e graffiti começou a ficar abandonado.”

Para a parte de street art da loja, entraram em contacto com algumas das marcas mais populares no meio. “Sabíamos que era um produto bom”. Ainda assim, garante que não estão presos e que pretende trabalhar com inúmeras propostas no mercado.

A parte da roupa, por enquanto, fica em segundo plano. “Conhecemos os representantes dos negócios, estiveram cá na loja e perguntaram o que achávamos de ter essa parceria. Aceitámos logo”, recorda.

Entretanto, juntaram-se à equipa os artistas Pedro Vilares e Sandra Sierra, que atuam nas áreas da tatuagem e da ilustração. O primeiro era um autodidata que tinha um pequeno estúdio, mas que queria trabalhar num ambiente mais profissional. A segunda mudou-se recentemente, da Argentina, e ficou logo encantada com a estética do salão.

“Não conheço muitos locais iguais ao nosso e os clientes dizem o mesmo”, explica Ivan, sobre a loja ampla, inspirado no mundo urbano. “O interior está todo pintado de preto por dentro e temos uns toques de madeira queimada no balcão. Não comprámos nada, foi tudo feito à mão por mim.”

O Piramid Tattoo Studio oferece ainda uma campanha de oferta chamada “tatuagem resiliente”, em que transforma cicatrizes de sobreviventes de cancro em arte. A ideia partiu de Sandra, que tatuou duas mulheres que tinham feito uma mastectomia quando ainda estava na Argentina. Então, quis continuar a devolver sorrisos em Portugal.

A equipa prevê agora a expansão para outras localizações do País e ainda a abertura de uma galeria no interior da loja. “Como somos uma empresa nova, temos muitos objetivos e o estúdio nunca vai ficar na mesma”, conclui o fundador.

Carregue na galeria para ver algumas imagens do Piramid Tattoo Studio.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Liberdade, 74H
    2805-687 Almada
  • HORÁRIO
  • De terça-feira a sábado das 10h às 18h
  • Domingo das 11h às 17h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT