Lojas e marcas

Noites difíceis? Tome nota destas dicas para dormir melhor

Só precisa de seguir práticas de bem-estar ao final do dia e fazer pequenas mudanças no quarto. O seu corpo vai agradecer.

Os portugueses já passam mais tempo agarrados ao smartphone do que a dormir. Segundo relatório Digital Consumer Survey Portugal de 2021 passamos, em média, dez horas por dia na Internet, mas muitos nem sequer as oito horas diárias de sono conseguem fazer. Dificuldade em adormecer, sono agitado, acordar sobressaltado ainda antes do despertador tocar são situações comuns, o que leva cada vez mais pessoas a recorrerem a medicação para tentar resolver o problema. Só no ano passado, foram gastos 6,45 milhões de euros por mês em medicação para dormir em Portugal.

Porém, antes de recorrer a medidas tão drásticas, existem várias mudanças fáceis de executar e que podem fazer uma enorme diferença no seu sono. Comecemos pelo básico: ir dormir e acordar à mesma hora todos os dias é o passo essencial para mudanças visíveis no sono. Deve também evitar estimulantes nas horas antes de dormir — do café ao álcool, passando por refeições pesadas ou fumar — e não olhar para ecrãs pelo menos uma hora antes de se deitar.

Além disso, a prática regular de exercício é recomendada por todos os especialistas, embora deva ser evitada ao final do dia, uma vez que funciona como um estimulante e pode ter o efeito contrário no corpo. Pondo estas ações em prática já será possível ver uma diferença quando chega a hora de por a cabeça na almofada.

Se ainda assim sentir alguma agitação nas últimas horas do dia, pode adotar alguns rituais de selfcare que vão ajudar o corpo a acalmar e preparar-se para desligar. Se gosta de ler, é uma ótima opção para começar. Se quiser mesmo criar uma rotina mais completa pode optar por tomar um banho quente, acender uma vela, meditar, praticar journaling ou qualquer outra atividade relaxante.

O espaço onde dormimos é também importante para uma noite tranquila. Quer acredite em feng shui ou não, o quarto deve ser um local onde reina a simplicidade, com cores leves, como brancos e neutros, e sem demasiados elementos decorativos que possam ser estimulantes.

Mas mais do que o espaço em si, é essencial o conforto quando por fim nos deitamos. O colchão é logo o elemento que salta à vista, devendo ser firme o suficiente para a boa postura, mas não demasiado duro — ninguém gosta de acordar dorido. É esta firmeza no ponto certo que distingue o colchão Emma Original, que se adapta ao corpo, proporcionando um descanso profundo. 

Além do colchão, é importante escolher a almofada certa, assim como a roupa de cama, que dever ser respirável para um conforto noturno constante. Algo garantido pela nova linha de roupa de cama Emma, com 200 fios de fibra e algodão topo de gama, fabricada em Portugal. Composto por fronha, capa de edredão e lençol de baixo, este conjunto vai estar disponível em rosa, verde, cinza, bege e branco. A marca, que que recentemente mudou a imagem para refletir como uma boa noite de sono desperta o melhor de cada um, conta ainda com uma cama, de design nórdico minimalista, perfeita para um quarto simples e convidativo para um sono descansado. E se esta já é uma marca que tem debaixo de olho, não perca a promoção de Páscoa já a decorrer, com descontos até 45 por cento.

Este artigo foi escrito em parceria com a Emma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT