Lojas e marcas

A nova coleção da BYOU é surpreendente — e contribui para uma causa solidária

Embora a inspiração venha do continente africano, todas as peças foram produzidas em Portugal de forma sustentável.
Esta peça em malha é o vestido Divo.

A inspiração para a nova coleção da marca portuguesa BYOU foi “a beleza e a dureza de tudo o que é real”. Este mês, a criadora Patrícia Gouveia decidiu embarcar numa viagem pelos cenários, cor e histórias do continente africano a lançou várias peças com tecidos fluídos e esvoaçantes na linha a que chamou “ÁFRICA”.

Os padrões das 28 peças foram desenvolvidos pelo RIMA Studio e estampados em matérias primas sedosas e brilhantes, como linho e cupro. Os cortes são minimalistas — uma estética que já faz parte da identidade da marca de slow fashion desde o seu lançamento, em 2013.

Já as cores escolhidas foram aquelas que caracterizam as paisagens africanas: o terracota para representar a terra molhada; o azul simboliza o mar; o creme as areias; o dourado e prateado são o sol e a lua; e os vários tons de verde incontornáveis da natureza, como o verde água e o verde seco. Há também propostas com animal print, que se inspiram na camuflagem dos animais selvagens.

“Em pequena nunca gostei de histórias inventadas e esforçava-me para que me deixassem sentar à mesa com os crescidos e ‘entrar’ em África. Nem sempre as histórias contadas eram bonitas, sempre existiu fome, miséria, desequilíbrios sociais, mas era a realidade – a vida a acontecer – e, talvez a minha maior atração a este continente seja a verdade que lhe pertence”, explica Patrícia Gouveia, a fundadora.

O seu objetivo é transmitir nesta coleção “a convicção de que a vida tem tanto de amor como de sofrimento, mas que é de facto o real que nos move e, no contexto que vivemos, é importante dar espaço à solidariedade também”. 

Assim, a criadora decidiu que quer contribuir de alguma forma para ajudar o continente africano durante a pandemia de Covid-19, oferecendo três por cento das vendas da nova coleção para a Confident Children Out of Conflict, que se dedica a apoiar meninas vítimas da guerra, possibilitando que frequentem a escola e construam possibilidades para o seu futuro.

Embora a inspiração venha do continente africano, todas as peças foram produzidas a 100 por cento em Portugal de forma sustentável. Os preços vão dos 39€ aos 165€ e já pode encontrá-las na loja online, além de nos pontos físicos da marca pelo País, em Lisboa, Cascais, Almancil, Lagos e Chaves. Pode consultar as moradas no site.

Carregue na galeria para conhecer algumas das peças da nova coleção da BYOU.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT