Lojas e marcas

A nova coleção da JEF inspira-se nas paisagens e cores de Goa (e vai ser um sucesso)

As peças masculinas mais elegantes para a primavera e verão estão na novíssima linha ÉDEN da marca 100% portuguesa.
A linha inclui símbolos espirituais e vestígios da herança cultural indo-portuguesa.

Estávamos em 2019 quando José Luís Fernandes fez nascer um projeto com que sonhava há muito tempo — a JEF. Na altura, a sua ideia foi criar uma marca masculina 100% portuguesa, em que mais do que peças bonitas, jovens e casuais, se fizessem verdadeiros artigos com história, vendidos na loja online jef.pt.

Desde essa altura até agora, a inspiração para a criação das coleções focou-se muito na expressão da multiculturalidade e da lusofonia, em peças pensadas e desenhadas para homens que gostam de estar na moda e de mostrar a sua personalidade e estilo, sem prescindir do conforto.

Chegamos a 2021 e, além da abertura da sua primeira loja física, no Península Boutique Center, no Porto, a JEF tem uma grande novidade: o lançamento de uma nova coleção para a primavera e verão deste ano.

Intensidade, muita cor, exotismo, simbolismo e magia — é precisamente assim que podemos descrever ÉDEN, a nova coleção da marca inspirada na paisagem natural e humana de Goa, a “Índia Portuguesa”. Esta coleção, que é uma espécie de viagem, é feita de impressões fortes, símbolos espirituais e vestígios da herança cultural e material indo-portuguesa.

Embora ainda estejamos no inverno, a ÉDEN transporta-nos diretamente para os dias mais quentes, graças a tons chave como as nuances de verdes e azuis, que contrastam com as cores quentes, como o laranja, o castanho e o bege. Estas últimas evocam as especiarias tão características de Goa, os tons ocres da terra e, claro, as vestes dos monges hindus. Os padrões são discretos e elegantes, relacionados com símbolos centrais da cultura da Índia: o elefante, a flor-de-lótus, a palmeira ou o ananás.

A nova coleção da marca portuguesa inclui várias peças que vão ser tendência este ano, todas produzidas com materiais de grande qualidade para aliar um estilo desportivo a designs e padrões mais clássicos. Entre as várias opções, encontra jeans, calções de sarja, sweatshirts, camisas, pólos e camisolas de malha, sapatilhas, sapatos ou blazers.

Na coleção ÉDEN os bordados, que possuem uma história e tradição em várias regiões de Portugal, são uma técnica recorrente e distintiva, interligando os ícones da cultura indiana e portuguesa. Surgem representados pela rosa dos ventos e cordas náuticas entrelaçadas entre si, simbolizando a união intercultural dos povos lusófonos. 

Todas as peças da JEF são produzidas em Portugal. A grande maioria é produzida em algodão orgânico, mas também há outras opções ecológicas e sustentáveis. “Comprar qualidade é comprar sustentabilidade. Na JEF encaramos a questão da sustentabilidade de forma muito séria na sua total abrangência: ambiental, económica e social”, explica José Luís Fernandes.

A NiT escolheu as melhores peças da coleção ÉDEN, perfeita para a primavera e verão de 2021. Carregue na galeria para as conhecer.

Este artigo foi escrito em parceria com a JEF.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT