O sonho de Tiago Miranda e Alexandra Bernardo, dois apaixonados por “peças bonitas e intemporais”, começou em 2012. Com pouco investimento, começaram a vender uma pequena coleção de peças infantis num espaço alugado, numa loja de móveis, com outros lojistas convidados.
“A Alexandra ficou uma década sem trabalhar depois da maternidade. Estávamos no pico da crise e não havia emprego”, recorda o cofundador à NiT. Seguiram-se dois anos a estudarem empreendedorismo, antes de criarem um projeto de moda e acessórios, “um conceito que ainda não existia”, na zona do Príncipe Real, em Lisboa.
Após abertura da primeira Loja Real, o casal, de 53 e 49 anos, respetivamente, reuniu cada vez mais marcas e viu o negócio de crescer. Seguiram-se mais cinco espaços na capital — a Loja Real Pink Palace Pop-Up, New Bobo Lisboa, Bernardo Atelier, Miranda & Go, todas no mesmo bairro, e o LOFT04, na LX Factory.
Desde 12 de outubro, começou a ser escrito o novo capítulo do projeto, com a inauguração de um ponto de venda na Bica, em Lisboa. Conta com uma seleção exclusiva de artigos, desde moda aos têxteis, brinquedos, decoração e livros, entre outros.
“O objetivo era reunir propostas que seguem as principais tendências europeias num só espaço,” acrescenta Tiago. “Conseguimos trazer várias grandes marcas de roupa independentes, que não existem nas grandes superfícies, que vão das mais acessíveis às elevadas.”
Entre a oferta distribuída pelos 300 metros quadrados, destaca-se o vestuário da Edmmond Studios e da Ichi, os brinquedos da Pinchtoys, elementos decorativos da Gangzaï ou da Le Monde Sauvage, entre outras etiquetas internacionais. A cada três meses chegam novas insígnias.
Na decoração desta antiga loja de vassouras e escovas, sobressai o chão em xadrez, com os azulejos originais, e os armários de madeira que forram as paredes. Aliando a tradição e modernidade, conta com ambientes diferenciados, “cosmopolitas e elegantes”, para homem e senhora e também de artigos para a casa.
Tiago e Alexandra já conheciam o espaço na Bica. “Achávamos lindo de morrer e, quando vimos que estava disponível, não quisemos deixar escapar a oportunidade”, acrescentam.
Apesar da oferta vasta — há têxteis, linhos, perfumes, velas, artigos de papelaria, entre outras propostas originais — os bestsellers continuam a ser as opções de vestuário. Já os turistas procuram sobretudo pequenos artigos para presentes, como sabonetes.
“O nome é uma referência ao Príncipe Real porque começámos naquela zona e, inicialmente, o objetivo era ficar por lá”, explica. Mantiveram a ideia, mas agora com uma referência ao bairro tradicional onde se instalaram.
A cada seis meses, viajam para encontrar inspiração e trazer novidades para o espaço. Em breve, por exemplo, vão ter uma coleção de vinhos portugueses. “Como já temos muita variedade, há a necessidade de criarmos outros conceitos para ampliarmos a oferta. Queremos ser uma empresa familiar e não um grande grupo”, sublinha.
Atualmente, a prioridade dos fundadores é continuar a apostar na rede de negócios já criada. “Neste momento, queremos focar-nos em conciliar as várias lojas. Recebemos muitos elogios das pessoas que nos visitam e isso dá-nos motivação para continuar.”
Além do espaço físico, pode encontrar as propostas da Loja Real online. Os preços começam a partir dos 4,50€.
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