“Regressar sempre aos sítios e às pessoas com quem somos felizes.” É com este objetivo que a influencer portuguesa Alice Trewinnard volta a fazer parte do mundo encantado de Cata Vassalo, uma das joalheiras mais famosas do País. As duas amigas uniram-se para lançar uma coleção-cápsula de acessórios que, como tem sido habitual, são também uma forma de escapismo.
“A colaboração é positiva, porque sentimos que estamos a evoluir da mesma maneira”, conta Cata Vassalo à NiT. “Esta evolução é notória na imagem da Alice, uma mulher mais madura, casada, com uma filha e com um público que também cresceu.”
Através deste olhar mais sazonado, e o mesmo fascínio pelo universo feminino, anunciaram a parceria esta quinta-feira, 2 de fevereiro. A linha é composta por 22 pares de brincos, 12 anéis e quatro ganchos inspirados na natureza, que sempre foi o ponto de partida da joalheira que fundou a marca em 2015.
Desta vez, a coleção é uma janela aberta para um jardim projetado por ambas. As pétalas das flores, a anémona e as gardénias foram a base para idealizar todas as peças que representam a paixão partilhada pelas duas personalidades nacionais em relação a estas plantas.
Apesar de manterem este imaginário e a predominância do dourado, optaram por mudar de direção. Aproveitaram as mudanças — nas suas vidas e no seu estilo individual — para apostar em propostas mais ousadas e introduzir novos elementos.
“Nunca tínhamos tido pedras com cores diferentes. Desta vez, temos joias com quatro tons: verde, roxo, vermelho e prateado”, explica a criativa. Em relação aos tamanhos, continua a incluir os modelos maxi para quem gosta de arriscar, mas há opções menos megalómanas.

Além disso, também é a primeira vez que a marca está a vender brincos avulso, o que permite um estilo mix and match. Ou seja, as clientes podem optar por um brinco enorme do lado direito com pernas encarnadas e, no outro, colocar um modelo pequeno com detalhes prateados: “A pessoa dita as regras”.
Apesar de ser mais disruptivo, as peças do lançamento podem ser usadas no dia a dia. Este tem sido um dos principais objetivos da joalheira, que reforça que “não é preciso casar-se para usar uma coroa”. Os designs arrojados podem ser usados num casamento, no escritório ou na festa.
Quanto ao processo de desenvolvimento da coleção, Cata Vassalo e Alice Trewinnard vão trocando imagens de inspiração e acabam por ter “uma relação que já excede o profissional”. Graças a esta proximidade, já sabem aquilo de que cada uma gosta. “Acabamos por nos reunir algumas vezes, mas quando ela me envia uma fotografia, já sei o que vou fazer. Estamos sempre alinhadas”, acrescenta.
Quando era miúda, Catarina passava o verão na Praia Grande, em Sintra. “Durante o dia eu e a minha irmã Madalena andávamos pela praia a vender colares de missangas. Eu fazia e ela parecia uma verdadeira vendedora de bolas de Berlim. Gritava bem alto ‘olha os colares de missangas’. Eu ficava cheia de vergonha,” conta. Para saber a história completa da joalheira, leia o artigo da NiT.
Todas as peças da coleção estão disponíveis no site da marca, com preços que variam entre os 28€ e os 98€. Carregue na galeria para conhecer todas as propostas.