Lojas e marcas

A nova loja da capital junta roupa com “design aventureiro” e acessórios de cânhamo

O espaço em conjunto da Imago e da 8000Kicks fica na LX Factory e foca-se no público jovem.
Uma colaboração que nasceu de uma amizade.

Frederico Telo tinha acabado de chegar de uma feira nos Estados Unidos. As malas ainda estavam por arrumar quando o jovem de 26 anos recebeu uma mensagem a propor uma breve reunião. Do outro lado estava Bernardo Carreira, 28, também ele empreendedor, que se estava a posicionar no mercado europeu. Era precisamente esse o objetivo da conversa: trocar dicas sobre como fazer chegar os seus negócios mais longe.

Assim nascia uma amizade entre os fundadores de dois projetos nacionais. “Já conhecia a marca dele [a 8000Kicks] e, como tinha uma loja em Campo de Ourique, combinámos beber uma cerveja e partilhar ideias. Foi aí que descobrimos que ambos estávamos à procura de um novo ponto de venda”, conta à NiT Frederico, fundador da marca de roupa Imago.

Após a conversa, perceberam que ambos tinham um mercado muito semelhante: um público mais jovem, preocupado com questões de sustentabilidade. E fez todo o sentido começarem a procurar um espaço em conjunto, como já tinham visto outras empresas fazerem para contornar o desafio das rendas elevadas na capital.

A sinergia deu origem a um novo espaço na cidade. A loja Imago x 8000 Kicks abriu portas no dia 12 de abril fica no primeiro andar da LX Factory, em Lisboa, “o sítio mais irreverente” da capital. São cerca de 50 metros quadrados onde estão divididas as peças de roupa “aventureiras” do negócio de Frederico e os acessórios de cânhamo criados por Bernardo e pela sua avó.

“Era uma localização que queríamos há mais de três anos, porque é muito requisitada. Todas as lojas e restaurantes querem lá estar devido ao movimento de turistas”, acrescenta. “Como somos um projeto moderno e de viagem, fazia sentido ir para lá porque é onde está o nosso principal público-alvo.”

 
 
 
 
 
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Sem grandes distrações, o espaço opta por cores em tons de terra, que captam um pouco da identidade de ambas as etiquetas. O bege, o verde e o castanho são os grandes protagonistas desta loja minimalista, projetada pelos arquitetos Tomás Pardal Monteiro e a Maria João Gordalina. Se de um lado o storytelling passa por livros sobre o cânhamo, do outro há uma zona lounge ao pé da janela onde são contadas histórias sobre viagens.

Assim que se entra, vê-se um charriot comprido ao longo do ponto de venda com uma série de T-shirts estampadas, camisas e outros desenhos com cores chamativas e designs irreverentes. Os clientes não têm dúvidas a quem pertencem. Do outro lado, estão todos os sapatos, acessórios e mochilas feitas à base de canábis, assim como alguns testers de sneakers que ainda não foram lançados, para fazer a pré-venda.

“Os primeiros dias têm corrido super bem. Apesar de estarmos num piso novo onde vão abrir várias lojas, já temos recebido muitos turistas que passam e decidem subir. Tem muita margem de progressão”, explica.

Mais do que os bestsellers, esta loja é também uma mostra para todas as novidades. No caso da Imago, destacam-se os calções e as camisas em block print, que Frederico criou após uma viagem sozinho à Índia, na qual se apaixonou pela técnica de produção. Quando chegou a Portugal, arrancou com a coleção. “[O projeto] está a ganhar maturidade. Já não é apenas um negócio de T-shirts e bonés como no início.”

Como começou a Imago

Frederico, na altura com 16 anos, começou a pensar na marca durante uma viagem a Barcelona. Na cidade espanhola, sentiu-se atraído pelo conceito de T-shirts com imagens estampadas, que sentiu que faltavam em Portugal. Três anos mais tarde, em 2017, nascia oficialmente a Imago.

Frederico criou uma marca para viajantes.

“Tinha 19 anos e comecei a marca como uma coisa pequenina. Depois percebi que estava a ter sucesso e escalei o negócio”, explica. Depois do primeiro produto, vieram os bonés e a sweatshirt. Acrescentou-se ainda as carteiras e as camisas e, mais tarde, os bucket hats.

Começou a fazer o site e a vender em várias boutiques em Lisboa e no Porto. Em 2019, Manuel juntou-se como sócio e continuaram a explorar a premissa da sustentabilidade. Utilizavam materiais orgânicos e reciclados, alinhados a uma oferta cool, mercada por um espírito aventureiro e cosmopolita.

A história da 8000Kicks

Quando Bernardo Carreira, de 27 anos, regressou de Londres, no Reino Unido, em 2018, viu na matriarca a aliada perfeita para cumprir o seu objetivo. Queria desenvolver um negócio próprio na sua terra natal, em Minde, no distrito de Santarém. Para isso, os 50 anos de experiência de Maria Otília na confeção têxtil mostraram-se perfeitos para dar vida sua ideia.

“A minha avó já tem 79 anos e não tem as mãos [para criar os artigos]”, frisa o neto. “É a chefe. A avó Otília é quem manda nos produtos todos. À mesa durante almoço, estamos sempre a discutir os produtos novos.”

A dupla por trás da ideia.

Os longos meses de desenvolvimento começaram em agosto de 2018, chegando as primeiras propostas de sapatos ao público em maio de 2019, com o apoio de uma campanha de crowdfunding em que conseguiram reunir cerca de 214 mil euros. Começou por se chamar DopeKicks, mas mudaram de nome para 8000Kicks e é por esse que a marca quer ser conhecida.

Depois das sapatilhas, seguiram-se uma série de propostas feitas de canábis: mochilas, botas de cânhamo impermeáveis, meias e até cintos. Quando anunciam um novo lançamento, as campanhas angariam dezenas de milhares de euros em menos de 24 horas, sobretudo graças aos clientes norte-americanos.

E o catálogo vai continuar a aumentar, desta vez com um dedo da Imago. Os frutos desta colaboração vão passar da loja à criação de uma coleção-cápsula, ainda sem data de lançamento prevista. A ideia é produzirem vestuário em cânhamo, “que existe pouco em Portugal”, apostando naquele que é um dos materiais mais resistentes do mundo da moda.

Além deste spot, pode conhecer as propostas da Imago no site oficial — com peças entre os 36€ e os 120€. Os acessórios de cânhamo da 8000Kicks também estão disponíveis online a partir dos 11€, no caso das meias.

Carregue na galeria para ver mais fotos da primeira loja da Imago.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Rodrigues de Faria, 103 Piso 1
    1300-501 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 11h às 19h

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