Lojas e marcas

Nova loja de cosméticos premium da Lx Factory é inspirada nos Açores

A BAMandBOO, fundada em 2017, mudou-se para o arquipélago e passou a utilizar apenas ingredientes da ilha.
Os Açores foram a musa inspiradora.

A paisagem dos Açores foi o cenário escolhido pelos responsáveis da BAMandBOO, para renovar o conceito da marca portuguesa fundada em 2017. 

O negócio —, que se tornou amplamente reconhecido pela sua icónica escova de dentes em bambu, um dos primeiros produtos que lançou, — alargou a oferta aos cosméticos e cuidados de pele.

Fernando Ribeiro, um dos cofundadores, foi o responsável pela escolha do nome, que combina BAM (a sua alcunha) e BOO (o diminutivo da sua filha Catarina). O que começou como um pequeno negócio familiar evoluiu para um projeto de dimensão internacional, com a abertura da primeira loja física no Lx Factory. 

“É uma história que se desenrola em três atos: tivemos a fase da infância, a adolescência e agora estamos na fase adulta. A nossa preocupação inicial era resolver um problema dos consumidores, sempre pautados pela sustentabilidade”, explica Francisco Camacho, o outro proprietário, à NiT.

Em 2021, a BAMandBOO passou a explorar a área de cuidados pessoais com o lançamento de sabonetes e cremes. No ano seguinte, decidiram acentuar o carácter português da marca, que, até então, se orientava mais para o mercado internacional. 

Mudámos a sede para os Açores, pois é uma região que proporciona um bem-estar ímpar, que não se encontra em mais lado nenhum em Portugal. O arquipélago transmite uma mensagem poderosa, o que nos permite ter uma identidade diferenciadora, especialmente num setor tão competitivo”, explica.

A BAMandBOO tornou-se 100 por cento açoriana e passou a utilizar ingredientes locais, produzidos por parceiros naturais da região.

 
 
 
 
 
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Os fundadores, Fernando Ribeiro, com 50 anos, e Francisco Camacho, com 44, ambos de Lisboa, conheceram-se num contexto profissional. Anteriormente, trabalharam em multinacionais como a L’Oréal, a Nestlé ou a Bacardi, nos departamentos de marketing e vendas. 

A experiência acumulada proporcionou-lhes um entendimento claro dos processos associados à criação de uma marca de cosméticos. A ideia por trás do projeto surgiu do desejo de oferecer algo útil aos consumidores, sem a necessidade de um investimento inicial elevado, mas com uma forte vertente sustentável. 

“Os fatores que nos tornam únicos são a origem do nosso negócio, os produtos que oferecemos e os ingredientes que utilizamos”, sublinha o responsável. Todos os cosméticos foram desenvolvidos em colaboração com os clientes para garantir os melhores resultados. O desodorizante, por exemplo, demorou dois anos a aperfeiçoar.

Entre os produtos mais vendidos destaca-se a linha natural anti-envelhecimento, com algas, Q10 e ácido hialurónico e com preços que variam entre 25,90€ e 94,90€.  Já a gama específica para peles normais a mistas incorpora ingredientes como o chá-verde dos Açores, uma variedade de louro única na ilha, e niacinamida. Os valores oscilam entre os 34,90€ e os 59,90€. 

Atualmente, todas as referências disponíveis no site estão com descontos até 30 por cento. “Conseguimos desenvolver fórmulas distintas, totalmente produzidas no arquipélago e não se encontram em mais lado nenhum, que acrescentam valor à nossa oferta e são realmente eficazes”, assegura Francisco Camacho.

Após duplicar o volume de negócios no último ano, a BAMandBOO decidiu abrir uma loja em Lisboa. “Os clientes começaram a manifestar interesse em ver os produtos pessoalmente, e nós também desejávamos um espaço onde pudéssemos receber as pessoas”, reconhece.

O Lx Factory, um dos destinos mais visitados da capital, foi escolhido como o novo lar da marca. A decoração dos 50 metros quadrados foi cuidadosamente planeada para evocar o arquipélago, com um balcão central feito de rocha vulcânica, prateleiras vermelhas (a cor emblemática da ilha do Pico) e uma variedade de plantas que refletem a beleza das paisagens açorianas, graças a de cortinas de sombras.

Com 70 por cento das vendas realizadas além-fronteiras, os fundadores desejam estabelecer a marca como um nome global. “Queremos fortalecer a nossa presença em Portugal e crescer tanto online como presencialmente. Temos estado mais focados no mercado interno, mas agora pretendemos elaborar um plano de expansão internacional, especialmente para os Estados Unidos”, acrescenta Francisco Camacho. O objetivo é continuar a oferecer ainda mais e melhores produtos, sempre com ingredientes provenientes dos Açores.

Os produtos da BAMandBOO estão disponíveis para compra nas lojas física e online da marca, mas também em revendedores, como a Perfumes e Companhia e a Wells. 

Carregue na galeria para ver mais imagens do novo espaço da marca açoriana, na Lx Factory. 

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