Fundada em 1996, a André Costa é uma empresa dedicada à distribuição de vestuário e acessórios premium. Ao longo destes 20 anos de atividade, a marca tem vindo a diversificar o seu trabalho na indústria da moda, incluindo as vertentes de distribuição e retalho. Depois da inauguração do primeiro showroom no Porto, em 2000, seguiu-se a abertura de mais quatro lojas Becode assim como parcerias com o El Corte Inglês, que incluem corners de várias marcas representadas.
Dando continuidade ao projeto de expansão, no passado 29 de fevereiro, o grupo abriu mais uma loja, dedicada exclusivamente à moda masculina. “Notámos que o consumidor masculino nacional, muitas vezes, se sente preso a marcas convencionais e relutante em explorar novos horizontes e expressar a sua individualidade. No entanto, com o crescimento das redes sociais e a consequente rápida disseminação de tendências, testemunhámos uma crescente ruptura desse padrão”, começa por explicar à NiT, André Costa, fundador do grupo retalhista.
O empresário fundou a empresa homónima devido à sua paixão pela indústria da moda. É nas suas viagens que encontra inspiração para novos projetos, admitindo ficar surpreendido com ideias novas, frescas e diferenciadoras, que acrescentem não só valor ao seu negócio, mas sobretudo a clientes e parceiros.
Foi numa viagem a Paris, Milão e Londres que André e parte da equipa assistiram ao crescimento exponencial do mercado masculino no setor da moda, graças ao impacto estrondoso dos desfiles masculinos das grandes marcas de luxo, como a Louis Vuitton, sob a direção criativa de Pharrel Williams. “O cenário internacional da moda tem vindo a apresentar significativas mudanças. Os homens estão cada vez mais conscientes da importância da moda e da aparência como formas de expressão pessoal. A roupa já não é apenas uma necessidade funcional, tornou-se uma ferramenta poderosa de comunicação e afirmação de identidade”, acrescenta.
Nesse sentido, a BeCode Street desafia todos os clientes a deixar de lado as barreiras impostas pelas marcas convencionais e a “explorar a sua singularidade” através daquilo que vestem. Este convite vê-se refletido no mote da loja, “We don’t do normal”. A equipa André Costa está consciente que o mercado masculino nacional tende a ser mais conservador, contudo, é possível aperceber-se que as normas tradicionais de género estão a ser desafiadas, permitindo aos homens explorar uma ampla gama de tendências e estilos sem medo de julgamento.
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“A moda já não é algo exclusivamente feminino, mas sim inclusivo, que todos podem desfrutar e participar, independentemente do seu género, ocupação ou gostos”, defendem. À NiT, o empresário explicou que a BeCode Street pretende ser mais do que uma simples loja de moda, mas antes um projeto onde os homens podem encontrar uma peça que reflita a sua identidade e estilo de vida. Nesse sentido, direciona-se a uma vertente mais urbana e workwear com street style. “O nosso público alvo são homens que valorizam o conforto e o estilo casual, mas que também gostam de estar na vanguarda da moda, refletindo tendências urbanas e contemporâneas”, explicam.
Estas características foram essenciais para a escolha das marcas que iam compor o catálogo de estilos da nova Becode. Outra das preocupações do grupo era encontrar marcas que partilhassem os mesmo valores: qualidade, exclusividade e um toque de irreverência, destacando-se insígnias emergentes como OAS, Universal Works e Homecore.
“O facto destas marcas serem emergentes proporciona-nos a oportunidade única de interagir diretamente com os seus criadores durante o processo de seleção, mantendo assim a essência de cada marca presente na nossa loja”, admitem.
Além destas novas propostas, a loja oferece uma seleção de marcas mundialmente reconhecidas no mercado como North Face, Scotch&Soda, American Vintage e Edmmond Studios. “O nosso objetivo é criar um mix de marcas que transmitam confiança aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que os inspiram a explorar a sua ousadia e singularidade”, reforçam.
A média geral dos preços na nova loja portuense ronda os 130€, sendo as T-shirts a peça mais acessível, por volta dos 50€. As calças disponíveis rondam os 180€, as camisas os 100€ e as sapatilhas os 250€.
Se ficou curioso, carregue na galeria para conhecer o espaço e algumas das propostas da nova loja do grupo André Costa no Porto.