Viktor Gyökeres, Rafael Leão e Pedro Sampaio são apenas alguns dos clientes de uma loja secreta no nono andar do Hotel Tivoli, na Avenida da Liberdade, que chama à atenção de várias estrelas. A Kolab junta sapatilhas exclusivas e edições limitadas, contando já com mais de mil exemplares para venda.
Antes de ter uma morada física desde maio de 2023, o negócio começou online, em 2020. Na altura, Rafael Benzinho, de 24 anos, deu-lhe outro nome — Piso Sneakers. Francisco Amaral e Manuel Varela, 26, decidiram unir esforços no ano seguinte, para fazer crescer o projeto em Paris, Londres e Amesterdão.
No ano passado, começaram a posicionar-se em Portugal e uniram-se à conhecida Kojo Sneakers, de Tiago Fonseca, com quem já colaboravam. Falaram com o amigo de 22 anos e decidiram fundir as duas marcas, dando-lhe um novo nome, Kolab. Mas não quiseram ficar por aí.
O negócio cresceu no dia 27 de março com o nascimento da Kolab Clean, um espaço para limpeza, restauro e venda de sneakers recondicionados. A nova loja fica na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, e dá uma nova vida aos modelos desgastados que ficaram esquecidos no armário.
“A ideia apareceu porque notámos que lá fora se usava muito este conceito e, no Tivoli, começámos a ter clientes interessados nestes cuidados”, explica à NiT o gerente de loja, Bernardo Madama, de 25 anos. “Como são modelos com algum valor, é importante haver esta opção.”
Formado em gestão turística, o jovem já conhecia o fundador há vários anos. Acompanhou o crescimento deste interesse desde que o amigo comprou o primeiro par e, quando surgiu a oportunidade, foi convidado para encabeçar um novo passo do conceito, fora do ambiente exclusivo do Tivoli.
A Kolab Clean recebe os clientes sem qualquer limite. As pessoas aparecem, entregam um ou mais pares que estejam em mau estado e a equipa, atualmente formada por duas pessoas, trabalha num espaço de 10 dias úteis. No final, enviam uma mensagem a comunicar que pode ser feito o levantamento.
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Os serviços dividem-se em três opções. Pode optar pela limpeza normal (25€), a limpeza extra que inclui o exterior, os atacadores e a sola interior (30€) ou a limpeza premium, um tratamento mais profundo, que inclui detalhes de pintura quando é necessário (45€).
“É um espaço mais pequeno do que a sala na Avenida da Liberdade, então acrescentámos prateleiras com uma exposição de sneakers”, acrescenta. “Quando acabamos o trabalho, colocamos lá para o próximo cliente ver os nossos trabalhos e ter essa garantia.”
Além disso, o projeto tem partilhado vários vídeos nas redes sociais com o antes e depois. Das clássicas Air Force 1 a modelos como Gore-Tex, as imagens mostram os colaboradores a limpar solas amareladas e a devolver o ar limpo à camurça dos sneakers.
A estética da loja, explica Bernardo, é bastante diferente do primeiro espaço. Clean e minimalista, inclui apenas umas carpetes e um sofá para as pessoas se sentarem enquanto são atendidas.
Para elevar o conceito, incluíram uma parede com prateleiras onde podem encontrar sapatilhas recondicionadas. Há modelos difíceis de encontrar que os colecionadores tinham em casa, mas quiseram desfazer-se e trouxeram para a loja. A Kolab Clean limpa-os e coloca-os à venda sob consignação.
A loja secreta no Tivoli
A restante oferta está disponível na loja da Avenida da Liberdade. Uma das vantagens da localização é o facto poderem disponibilizar modelos com preços mais elevados, sejam colaborações entre marcas como a Nike e a Louis Vuitton — daí o nome do projeto, Kolab — ou mesmo edições limitadas. Uma oferta de um segmento superior, alinhado com o poder de compra do público-alvo do conceito.
Outro dos fatores diferenciais é o facto de serem uma loja noturna, para acompanharem o funcionamento do restaurante SEEN by Olivier. “A maioria das nossas vendas são por walk-in e, para isso, o restaurante tem de estar aberto. Até porque o acesso a este andar é interdito a não hóspedes até essa hora”, explica Rafael à NiT.
A partir das 19 horas, e até à uma da manhã, chamam à atenção de quem li chega para jantar ou beber um copo no bar ao lado. Muitos acabam por ser surpreendidos por um modelo que desejavam ter, mas não encontravam em lado nenhum, num catálogo que varia semana após semana.
A lista de visitantes da Kolab inclui uma série de figuras públicas, de jogadores de futebol a músicos. Cristina Ferreira, Bernardo Silva, João Cancelo, Jorge Mendes, Nuno Mendes, Gonçalo Ramos e Tony Carreira são alguns dos nomes que já lá entraram, muitas vezes, por estarem numa zona de passagem.
Quando entram, cruzam-se com uma divisão semelhante à sala de estar de uma casa, com as sapatilhas expostas numa estante enorme. O design ficou todo a encargo da equipa do Tivoli, consoante o espaço disponível e predominam as madeiras, uma iluminação mais clássica e plantas. “Adicionámos a loja sem acrescentar nada.”
Atualmente, a Kolad está concentrada na expansão da sua oferta, especialmente no aumento do stock disponível em diferentes tamanhos. “É desafiante oferecer opções para todos, mas desejamos alterar essa situação”, afirma. O propósito é garantir que todos os clientes que visitam a loja possam sair com o modelo que procuram — e que não encontram em mais nenhum lugar.
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