Lojas e marcas

Nova marca nacional de loungewear tem conjuntos inspirados no estilo parisiense

Solange desenhou peças que levam o conforto de casa para qualquer lado. Apostou em modelos leves, macios e em cores suaves.
A ideia nasceu durante o Erasmus.

Durante o período que passou em Paris a fazer Erasmus, em 2022, Solange Silva ficou encantada com o estilo das mulheres que via na capital francesa. O que mais a inspirava era a forma como todas as raparigas tinham um estilo confortável e descontraído, “mas estavam sempre arranjadas”. Até nas situações mais banais.

Na rua, era comum ver as pessoas a valorizar o loungewear, isto é, conjuntos casuais e elegantes com muitas semelhanças a um pijama, mas criados a pensar no dia a dia. “Quis começar a vestir-me como elas”, explica a jovem, de 24 anos, à NiT.

Quando regressou a Portugal, percebeu que era difícil encontrar opções no mercado que combinassem a roupa de dormir e de rua. “Só havia fatos de treino, mas não era tão apropriado para certos contextos”, acrescenta, sublinhando que sempre usou a moda para se expressão.

Decidida a mudar isto, lançou uma marca com peças “leves e fofas” que levam o conforto de casa para qualquer sítio ou contexto. Chama-se Solange, foi lançada oficialmente a 19 de dezembro, e conta com conjuntos completos de várias cores, assim como necessaires para skincare ou maquilhagem.

Apesar de não ter formação em moda — licenciou-se em gestão e, atualmente, está a concluir o mestrado em finanças —, a jovem sempre fez a sua própria roupa. Do baile de finalistas aos fatos de carnaval, tinha sempre muita gente a perguntar de onde eram as peças. A ideia foi ficando na cabeça.

“Há uns anos, quando tinha 16, tive uma tentativa de lançar um projeto que não correu tão bem”, recorda. Na altura, comprou vários casacos e decidiu forrar os bolsos com estampados diferenciados. Porém, a ideia acabou por não ter o sucesso pretendido.

Intitulada Marshmalow, a primeira coleção conta com propostas macias e ajustadas, feitas 100 por cento em algodão. “Estava numa feira, em Toulouse, quando vi um senhor a vender as sobras de tecido de uma fábrica que tinha fechado. Atirei-me de cabeça e comprei mais de mil metros.”

Das cores suaves ao estilo oversized, todos os detalhes foram idealizados e desenhados pela fundadora. No caso das calças, como via quase sempre modelos de cintura subida, e sempre preferiu opções de cintura média ou baixa, desceu ligeiramente o cós.

 
 
 
 
 
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Já a produção é toda feita numa fábrica perto de Lisboa, onde as propostas são produzidas em pequenas unidades, já que conta com um stock limitado de tecido.

Um dos detalhes, explica, são as flores bordadas nos tops. “Quando era pequena, a minha roupa interior tinha sempre uma rosa de cetim”, diz. Tornou-se uma homenagem às memórias de infância em casa da mãe.

As bolsas surgiram como complemento por também lembrar Solange dos dias passados em Paris, onde se recorda de ver as jovens com uma nécessaire. Além disso, quer lançar fronhas de almofada na próxima coleção, aproveitando os mesmos tecidos.

Outro dos diferenciais da etiqueta são as modelos escolhidas. Quando contou à mãe sobre a estratégia inicial, que envolvia colaborações com influencers, surgiu a ideia de apostar em personalidades desconhecidas. “Disse-me que tinha raparigas lindíssimas a acompanhar-me e que podia usá-las.”

Quando partilhou o que tencionava fazer, começou a receber algumas mensagens. Contudo, foi através de um vídeo que se tornou viral no TikTok que chegou a ter mais de 2 mil emails de jovens interessada em dar o rosto pela coleção de estreia da Solange. “Adoraram e foram todas muito disponíveis.”

Antes do lançamento oficial, ainda deu a devida atenção ao packaging. “Queria criar aquela sensação especial”, adianta. Do aroma aos stickers que aplica nas embalagens, assim como o computador da jovem, que recebe inúmeros elogios, o feedback tem sido positivo.

Entusiasmada com a resposta, Solange já está a desenhar as próximas peças, que deverá lançar numa coleção com propostas para a próxima estação. A ideia é continuar a apostar em novos modelos e a alargar o catálogo, sem nunca perder a inspiração parisiense que deu início à marca.

Todas as peças estão disponíveis no site da Solange. Os preços variam entre os 14,95€ e os 35,95€.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.

 

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