Lojas e marcas

Nova marca nacional de sapatos com padrões abstratos e “saltos arquitectónicos”

A Liquito Mesquita nunca tem dois pares iguais. Cada modelo foi desenhado a pensar em mulheres que gostam de peças únicas.
O fundador inspirou-se na avó.

Sempre que o assunto é moda, Osvaldo Liquito Mesquita tem vontade de falar das avós. “[A paterna] foi a primeira mulher a usar calças na aldeia dela [em Viana do Castelo] e toda a gente a chamava de maria-rapaz”, começa por contar à NiT. No daso da avó materna, “ainda hoje usa roupa colorida e sapatos com plataformas.”

Inspirada pela matriarca, o jovem de 26 anos seguiu um percurso que lhe pareceu natural. Decidiu estudar design de calçado, na Lisbon School of Design, mas o sonho de criar uma marca foi sendo adiado porque os fornecedores não o lavavam a sério. “Viam-me como um puto de 20 e poucos anos.”

Apesar dos obstáculos, o sonho manteve-se presente. Em 2019, ainda durante a sua formação, o criativo foi distinguido com prémio nacional de melhor criação de calçado, atribuído pelo CENIT e ANIVEC, em parceria com a APICCAPS e ModaLisboa, no MODAPORTUGAL.

E, apesar da espera, o sonho concretizou-se. Osvaldo é o responsável de uma nova marca nacional de sapatos, lançada a 19 de julho, chamada Liquito Mesquita. Desenhada para um público jovem e moderna, a primeira coleção destaca-se por uma paleta de cores vibrantes e padrões únicos.

O projeto, explica não quer oferecer “apenas um par de sapatos, mas uma experiência de moda” que reflita a personalidade das clientes. “Cada par de sapatos é desenhado para ser uma obra de arte, incorporando elementos de modernismo e uma explosão de cores”, sendo que cada um é único e exclusivo. Não existem dois pares iguais.

Com padrões irregulares e abstratos, a primeira linha é inspirada nas cores primárias e nos tons neutros. Segundo o fundador, cada tonalidade representa as suas memórias de infância e a mistura de forma é um reflexo de toda a confusão que sentiu nos últimos anos, mas que “pode ser bonita e poética”, afirma.

Liquito Mesquita
O fundador inspirou-se na avó.

Todos os padrões foram criados por Osvaldo. Porém, a marca também pretende ser uma plataforma para jovens talentos e o fundador quer trabalhar com artistas e designers emergentes para criar coleções limitadas e exclusivas, mantendo a identidade arrojada.

Outros os destaques dos modelos são “os saltos arquitetónicos” com um formato oval e uma abertura no interior, que nasceram de um processo de experimentação. Os tacões serão um dos pilares da etiqueta, embora também inclua algumas sapatilhas rasas na coleção de estreia.

Os sapatos são feitos com materiais de alta qualidade, mais precisamente peles oriundas de Itália e Espanha, que garantem a durabilidade. Já a produção acontece em fábricas situadas em São João da Madeira, no norte do País, com o savoir-faire da indústria de calçado nacional.

“Quero trabalhar sobretudo para uma mulher moderna que gosta de se vestir e calçar de forma diferente”, sublinha Osvaldo, que já está a trabalhar em novos lançamentos. Neste momento, as folhas de papel em cima da mesa do seu atelier já têm os primeiros esboços das botas que estão a caminho.

Os sapatos da Liquito Mesquita estão disponíveis no site da marca entre os 259€ e os 340€.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos.

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