Lojas e marcas

Nova marca nacional diz tudo o que pensamos: “Acordo cedo para me atrasar com calma”

A Cogumelos de Lata explora o "lado divertido da moda". Há dezenas de frases engraçadas em hoodies ou T-shirts.
Um dos modelos à venda.

Ela é de letras, ele é disléxico. Quando Joana Brás conheceu o namorado, Humberto Carvalho, o companheiro convidou-a para jantar numa pizzaria muito recomendada, em Aveiro. Ao chegaram ao restaurante, foram surpreendidos com um topping de cogumelos enlatados.

A situação engraçada acabou por dar vida a um novo projeto. Lançada em setembro, a marca Cogumelos de Lata — o nome dispensa explicações — quer mostrar “o lado divertido da moda”, através de expressões caricatas que ouvem no dia a dia. Os estampados surgem em hoodies, camisolas ou T-shirts.

Humberto, de 36 anos, já era cliente assíduo de várias marcas do género. Por isso, em conversas, era recorrente ouvir o marketeer dizer: “Isto ficava tão engraçado numa peça de roupa”. O problema é que nem sempre era possível encontrar ou personalizar.

Após um despedimento coletivo na empresa de Joana, de 40 anos, ela percebeu que não podia ficar parada e quis colocar a ideia em prática. “No prazo de um mês criámos o site, a loja online e tratámos das redes sociais”, começa por contar à NiT a fundadora, que trabalhava em supervisionamento industrial.

Assim que surgiu a ideia, começaram a apontar todas as expressões com as quais se deparavam. Durante dois meses, a dupla também fez uma pesquisa de imagens cómicas ou frases inusitadas que, aos poucos, começaram a dar vida a estas propostas originais.

Entre os modelos mais vendidos, destaca-se T-shirt que diz “Lacosta”, uma paródia da famosa marca francesa com a cara do Primeiro Ministro. “Começámos a vender ainda mais devido à situação que envolveu o António Costa”, explica.

Outras opções muito populares incluem frases como “desculpa o atraso, não queria vir”, “penso, logo implico” e “acordo cedo para me atrasar com calma”. Têm ainda vários estampados natalícios que são muito procurados durante a época festiva.

O modelo Lacosta é um bestseller.

“Temos uma favorita que ainda não conseguimos criar, porque queremos que seja matchy-matchy”, explica. É a primeira ideia que tiveram quando falaram na marca e a frase que melhor resume a dinâmica do casal: “Ela é de letras, ele é disléxico”.

A produção é toda feita em Aveiro, de onde o casal é natural. Humberto já tinha as máquinas para fazer a estampagem DTF (“direto no tecido”, em tradução livre) e aproveitaram alguns contactos de empresas que fazem impressão para quando as encomendas se acumulam.

Além da gama a combinar para casais ou pais e filhos, o casal ainda tem muitas ideias para o futuro. Querem estampar chapéus, bonés e até canecas e, ao mesmo tempo, explorar linhas mais temáticas. Depois do Natal, vão começar logo a pensar no Dia dos Namorados. E não faltam histórias à dupla para transformar em peças hilariantes.

Todas as propostas da Cogumelos de Lata estão disponíveis no site da etiqueta, entre os 21,95€ e os 26,95€. Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT