Lojas e marcas

Nova pop-up store da Caparica junta marcas independentes de todo o mundo

Lançada por dois amigos de infância, a House of Curated tem novidades todas as semanas. O espaço fica a dois passos da praia.
Fica junto ao beach club casa reîa.

Durante o tempo de escola, Catarina Justino e Miguel Marques da Costa eram os amigos a quem os colegas pediam frequentemente emprestadas roupas. Apesar de estarem em turmas distintas, costumavam ir às compras juntos e comentavam as tendências que encontravam na Internet. As mães de ambos tornaram-se também grandes amigas e estão sempre juntas.

Dessa longa amizade, nasceu a House of Curated. Este conceito, idealizado pelo duo em 2021, deu origem a uma loja que inicialmente se localizava perto da Rua das Janelas Verdes e do Museu de Arte Antiga, na zona de Santos, mas que se transferiu para a Rua do Poço dos Negros em 2023.

Este verão, é possível descobrir as propostas do conceito numa pop-up store ao lado do beach club Casa Reîa, na Costa da Caparica. Com 20 metros quadrados, o espaço apresenta uma seleção de várias marcas novas e exclusivas em Portugal, com atualizações no stock a cada semana.

“Decidimos criar a House of Curated com o intuito de dar visibilidade a marcas independentes e designers emergentes de diferentes partes do mundo. Para nós, este projeto sempre foi algo dinâmico, que transcende as portas da nossa loja em Lisboa e o nosso site”, revelam os fundadores à NiT.

O conceito foi testado pela primeira vez o ano passado, em colaboração com o Hotel Praia do Canal Nature Resort, em Aljezur, onde se encontram desde abril de 2023. Devido ao êxito alcançado, surgiu a oportunidade este ano de explorarem uma nova localização, a convite da Casa Reîa.

O espaço é marcado eplos materiais naturais.

“A ideia era utilizar o espaço da loja para reunir diversas marcas de vestuário e acessórios para homens e mulheres, que fossem originais e com qualidade”, adicionam. “Consideraram que seríamos a opção ideal. Assim que recebemos a proposta, não hesitámos.”

O espaço reúne uma mistura de peças de coleções recentes com artigos icónicos e intemporais. Entre as opções, estão as camisas da C.R.T.D, os vestidos da The White Raven e as joias de Beatriz Jardinha, além de marcas portuguesas disponíveis exclusivamente na pop-up, como toalhas da Torres Novas, biquínis da 38 Graus e produtos de skincare da MPL Beauty.

Com uma decoração marcada pelos tons terra e bege e pelos materiais naturais, trata-se de um espaço de dimensões modestas, o que faz com que a oferta seja renovada todas as semanas. “É uma loja completamente diferente da nossa em Lisboa em termos de design, mas consegue manter-se fiel à nossa identidade através da seleção”, afirmam.

Caso o feedback continue a ser positivo, Catarina e Miguel estão abertos a novas possibilidades. “Neste momento, temos vários projetos em mente e, sem dúvida, queremos explorar mais parcerias com hotéis ou espaços que se alinhem com o nosso conceito.”

Como tudo começou

A origem da House of Curated remonta a uma viagem ao Brasil, onde Miguel, ao procurar peças para comercializar a sua marca, conheceu designers, criativos e ateliers que o cativaram. Desta experiência nasceu o desejo de promover pequenos projetos, pelo que anotou todos os contactos para continuar a seguir as suas coleções.

Durante esse período, Miguel manteve o foco na sua etiqueta, C.R.T.D., lançada em 2017. A marca surgiu após uma viagem ao Quénia para vender camisas de padrões vibrantes feitas de algodão de alta qualidade. No ano seguinte, ganhou notoriedade quando Madonna partilhou alguns looks da marca na sua conta de Instagram.

Após regressar da América do Sul, o jovem, licenciado em gestão hoteleira na Suíça, convidou Catarina para abrir um espaço dedicado à curadoria de marcas especiais, com o intuito de vender peças exclusivas. Formada em economia, Catarina percebeu que isso poderia unir os seus percursos distintos.

A dupla que inaugurou o espaço.

Em setembro de 2021, abriram as portas do primeiro espaço do projeto, perto da Rua das Janelas Verdes e do Museu da Arte Antiga, no bairro de Santos. Desde então, apesar da mudança de espaço, a dupla mantém o compromisso de descobrir marcas que não estão disponíveis no país.

“Sem transformar isto num projeto massificado, continuamos a ser fiéis à nossa ideia inicial de dar a conhecer pequenos negócios”, salienta Catarina. “O único critério é que as propostas não sejam semelhantes às que já temos, e gostamos que, pelo menos em Lisboa, estejam exclusivas à nossa loja.”

A porta da House of Curated permanece aberta a colaborações e a novas ideias que despertem o interesse dos dois amigos e fundadores. “É sempre estimulante fazer parte do processo criativo”, conclui.

Carregue na galeria para ver mais imagens do novo espaço da House of Curated.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praia da Cabana do Pescador
    2825-491 Costa da Caparica

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