Lojas e marcas

As novas alpercatas coloridas para miúdos da Paez têm assinatura das irmãs Rugeroni

A marca de jardineiras mais original do País juntou-se à insígnia que reinventou este tipo de calçado.
Os miúdos vão adorar.

Vender jardineiras em caixas de pizza. A ideia é, sem dúvida, uma das mais originais dos últimos anos no segmento da roupa infantil em Portugal. As embalagens inusitadas fizeram com que a Favorite People, marca que pinta o armário dos mais novos, entrasse no radar de muitos portugueses.

Agora, o projeto criado em 2022 pelas irmãs Rugeroni juntou-se a uma marca de calçado que tem feito sucesso no País e que reinventou totalmente o conceito de alpercatas: a Paez. Fundada na Argentina em 2006, chegou a Portugal três anos depois pelas mãos de três amigos portugueses, que se apaixonaram pelos modelos e os trouxeram para o mercado luso, onde depois se estabeleceu.

A marca de jardineiras Favorite People uniu-se à insígnia de calçado Paez para criar uma coleção exclusiva de alpercatas para miúdos, que foi lançada oficialmente esta segunda-feira, 10 de junho. Os novos “sapatos de verão confortáveis” combinam o emblemático modelo de calçado com os padrões coloridos que diferenciam as jardineiras das irmãs Rugeroni.

“Inspirámo-nos nas nossas próprias memórias de infâncias, de verões passados ao ar livre, a brincar e a comer gelado todos os dias, onde havia algo emocionante em cada canto”, lê-se na publicação da Paez. A insígnia adianta ainda que a colaboração tem como objetivo “celebrar o espírito aventureiro das crianças”.

Estão disponíveis três versões, com padrões distintos que remetem para a temática tropical de borogodó. Cada um dos sapatos — o Caju, o Rio e o Forrobodó — trazem a essência do Rio de Janeiro, com estampas cheias de cor, animais bordados, “padrões inspirados no calçadão, no jardim botânico ou na icónica castanha de caju”. “Esta palavra é muitas vezes usada pelos cariocas para descrever alguém especial, original, único e autêntico”, explicam as fundadoras da Favorite People.

A coleção traz modelos apenas para miúdos e está disponível para tamanhos entre os 26 e os 34. As alpercatas custam 29,90€ e estão disponíveis nos sites da Paez e da Favorite People

O lançamento da marca Favorite People

Se ouvia rádio no carro durante as deslocações matinais para o trabalho, ou para ir levar os filhos à escola, é provável que já tenha ouvido a voz de Rita Rugeroni, de 39 anos. A locutora que trabalhava na Rádio Comercial é uma das responsáveis pelo lançamento do projeto, em conjunto com a irmã Madalena, que reflete a sua personalidade extrovertida e o estilo brincalhão.

“Ela [Madalena] é uma das minhas pessoas favoritas”, diz Rita. Obviamente também adora os seus três filhos e foi graças a estas pessoas que admira que surgiu o nome da etiqueta. “Há muito tempo que queria lançar uma coisa minha em paralelo com a rádio, algo que envolvesse miúdos”.

Antes de chegar a este conceito já tinha pensado em restaurantes e até em organização de festas. Mas, durante uma noite em que não conseguia adormecer, foi a ideia de criar uma marca de roupa que lhe veio à cabeça. Fez uma pesquisa intensiva e rapidamente percebeu que podia apostar nas jardineiras.

Um dos principais motivos é o facto de serem uma peça que a radialista não dispensa: “É algo que gosto muito e sempre usei durante toda a minha vida. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Quis criar uma marca de monoproduto e oferecer algo irreverente, divertido e cool”.

As irmãs demoraram cerca de um ano até terem o projeto concluído. Além da falta de know how sobre o mundo têxtil, viram-se confrontadas com os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ainda assim, conseguiram lançar o negócio com modelos feitos com 100 por cento de algodão orgânico e uma enorme durabilidade. O objetivo é que passem de geração em geração, como um legado familiar.

As jardineiras são produzidas numa fábrica no norte de Portugal — mas vendem online para todo o mundo. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, explica Rita Rugeroni, em relação ao motivo desta decisão.

Carregue na galeria para conhecer a nova coleção da Favorite People e da Paez.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT