Quando foi mãe pela primeira vez, em 2022, Carlota Carvalhão descobriu as maravilhas (e as dificuldades) do mundo infantil. Um dos principais desafios surgiu quando teve de comprar os primeiros sapatos para a filha, Maria Teresa, e percebeu que era impossível encontrar modelos com as características que queria.
“Sempre tive muitos problemas nos pés. Aos 20 anos, tive de ser operada porque tinha joanetes, então sempre tive muita atenção a esse problema”, conta à NiT a marketeer, de 31 anos. “Sinto que podia ter evitado esses contratempos se, desde cedo, tivesse começado a usar modelos mais compatíveis com os pés.”
A solução parecia estar no conceito de calçado barefoot — ou respeitador —, isto é, sapatos que criam a sensação de “de pés descalços”. Porém, Carlota não se identificava com a oferta que tem vindo a aparecer no mercado, já que as marcas priorizam sapatilhas em função de opções clássicas.
Desta necessidade, nasceram os primeiros modelos da Rooties, uma nova marca nacional de calçado infantil. O objetivo da etiqueta, lançada em fevereiro, é aliar o design tradicional português à filosofia barefoot — respeitando o desenvolvimento natural dos pés dos miúdos, sem abdicar da estética elegante.
Os primeiros modelos são as Carneirinhas Mémé, inspiradas nos icónicos sapatos de camurça que todos os pais conhecem. Disponíveis em duas cores — Areia e Camel — foram pensados para seguir o design original de forma o mais fiel possível, surgindo num material térmico e versátil.
“Sempre gostei de vestir a minha filha de forma mais clássica, então ficava perplexa quando via carneirinhas nos parques, porque eram altas e com uma sola muito dura. Como via naqueles sapatos uma antítese do movimento barefoot, pensei em tentar lançar a minha versão deste produto”, acrescenta.
Os modelos distinguem-se por permitirem os movimentos livres e o desenvolvimento natural dos pés, respeitando a sua fisionomia. A ideia é serem muito leves e flexíveis, para parecer que os miúdos andam descalços. Neste caso, incorporam características essenciais como uma sola plana, leve e flexível, espaço generoso para os dedos, sem desnível e liberdade total para os movimentos dos pés.

Antes de avançar, Carlota pegou num modelo típico e enviou-o para a fábrica, com as características que pretendia alterar. “Foi à base de tentativa e erro”, confessa a fundadora, que trabalhou com uma fábrica especializada em calçado tradicional, situada no norte do País.
O nome, do primeiro modelo, Mémé, surge da forma como a filha da fundadora chama as ovelhas, reforçando o espírito afetivo que quer transmitir com cada lançamento.
A par das carneirinhas, lançou também as Botas Totola, desenhadas a pensar no dia a dia, sem esquecer o conforto. Estão disponíveis em duas cores — verde cáqui e cinzento — e “são fáceis de calçar para que os mais pequenos possam praticar essa autonomia desde cedo”, refere.
Mais uma vez, o nome vem do termo carinhoso que a filha da fundadora usa para a chamar, sublinhando o caráter familiar da marca. A Rooties vai contar com várias coleções sazonais.
“Numa primeira fase, quero lançar outro tipo de carneirinhas, optando por modelos em velcro, por exemplo, ou explorando novas cores”, confessa. Além disso, prevê estrear umas merceditas até junho, sempre com a mesma filosofia.
Disponível em várias lojas especializadas em calçado barefoot, a marca quer ainda alargar a sua presença a vários mercados. “Para já, o nosso objetivo é dar a conhecer o estilo barefoot ao mundo, porque ainda é um nicho”, conclui Carlota.
Todos os modelos da Rooties estão disponíveis no site da marca. Os preços variam entre os 57,90€ e os 62,90€.
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