Nádia Carvalho estava de férias com o namorado, Pedro Fragoso, quando deu por si a olhar para a toalha que estendeu sob o areal, no verão de 2024. Naquele momento, começou a imaginar como é que aquele objeto tão simples, mas que carregava consigo todos os dias para a praia, podia ganhar novas características.
Assim que regressou a casa, a dupla, de 21 anos, reuniu-se com a tia-avó da jovem, que trabalha como costureira, para desenvolver os primeiros protótipos. Após várias invenções e experiências, começaram a construir a ideia de uma toalha de praia que se pudesse transformar numa tote bag ou mochila.
Desta brincadeira nasceu a Waypeek, a nova marca nacional de acessórios de praia. A primeira coleção chama-se Uncover e inclui não só este produto dois em um, como uma bolsa impermeável para colocar os pertences mais importantes. A pré-venda abre ao público este sábado, 26 de abril.
“Sempre tivemos interesse pela área de empreendedorismo e gostamos de experimentar coisas fora da nossa zona de conforto”, explica à NiT Nádia, licenciada em gestão. Pedro, por sua vez, formou-se na área das finanças. Quando terminaram os estudos, sentiram que era uma boa altura para apostar neste projeto.
“Não queríamos lançar uma marca que já se visse em todo o lado e, felizmente, a ideia surgiu de forma bastante natural”, acrescenta. Sob o slogan “be your best self and uncover your potential”, querem que este negócio seja também uma comunidade de pessoas que acreditem nesta mensagem.
Após pensarem no design, o casal começou logo a adicionar funcionalidades a este produto. O ponto de partida foi o material. Após contactar vários fornecedores, perceberam que o melhor, por absorver rápido a humidade e ocupar pouco espaço, quando está no formato tote bag, era o algodão turco.
“Quando a toalha está estendida, a zona da cabeça é almofadada e impermeável, porque é sempre a zona mais húmida quando nos deitamos”, explica. “Como tem dimensões maiores do que as habituais, é fácil de guardar e desdobrar.”

Porém, surgiu rapidamente a necessidade de lançar a bolsa impermeável para, quando os clientes transformarem o saco em toalha, conseguirem guardar as chaves, o telemóvel ou o protetor solar, sem terem de o colocar na areia. Funcionam sempre em conjunto.
Outra das vantagens, acrescenta, é o facto de ser reversível. Disponível em dois tons neutros, “que ficam bem com vários estilos de roupa”, dá resposta a uma lacuna no mercado de toalhas “que não são apenas funcionais, mas também estéticas”, diz.
Enquanto o padrão às riscas remete para as ondas do mar, os tons mais secos de rosa e amarelo foram pensados para serem versáteis. Podem ser usados por rapazes e raparigas.
O próprio nome da marca foi escolhido para refletir uma mensagem. Embora o termo não exista, faz referência às palavras “way”, de caminho, e “peek”, de espreitar. “Queremos mostrar caminhos que sempre estiveram à espera de serem descobertos.”
No primeiro ano, o objetivo de Nádia e Pedro passa por ficar em Portugal e estabelecerem-se no mercado nacional, expandindo o conceito para o mercado europeu a partir do próximo verão. Em paralelo, querem acrescentar produtos com o mesmo fator diferenciador, incluindo propostas para a estação fria.
As toalhas da Waypeek ficam disponíveis para pré-venda no site da Waypeek as 26 de abril. Cada modelo custa 59,90€, enquanto as bolsas estão à venda por 25€.
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