Desde que lançou a sua marca homónima, há dois anos, a apresentadora de televisão Inês Gutierrez tem criado um pouco de tudo. Dos designs irreverentes aos modelos versáteis, passando por uma grande variedade de peças, reuniu todos os ingredientes para o sucesso. Ou quase todos. Até ao momento, o catálogo da etiqueta ainda não tinha uma oferta de casacos, uma peça que lançou pela primeira vez no dia 26 de novembro.
“A marca é definida pela proximidade com os nossos clientes”, começa por contar à NiT. Para isso, a criadora de conteúdos digitais aproveita as redes sociais para encontrar sugestões e havia uma peça em falta. “Sendo eu apaixonada por casacos, que fazem toda a diferença num look, foi o momento perfeito para criar estas peças.”
Marcada pelas silhuetas oversized e cores vibrantes, as propostas não passam despercebidas. No entanto, o modelo que a própria fundadora da etiqueta veste na campanha, em tons de verde, destaca-se das demais. Além de ser uma escolha mais arrojada, e pouco comum no guarda-roupa feminino, o pigmento marca uma posição e diz muito sobre quem o veste.
“Representa liberdade, esperança, bem-estar, serenidade e outros valores fundamentais para este início de ano”, acrescenta, sobre o design com decote em V e um botão na parte frontal. Nos detalhes, destacam-se os bolsos com um efeito recortado. Sem forro e bastante leve, o modelo assume-se como prático para que, acima de tudo, seja vestido como uma segunda pele.

Além deste modelo, a coleção “Sofia” conta com mais três opções: azul, rosa e creme. “Precisamos de casacos cheios de cor para nos abraçar na estação fria, num modelo oversized para que possamos conjugar com as nossas camisolas ou vestidos de malha”, adianta. O objetivo é que as propostas se adaptassem a vários tipos de personalidade, corpos e até orçamentos. Cada um custa 39 euros.
Apesar de gostar de cores fortes, que “representam alegria e vontade de viver”, a criadora de conteúdos refere que quer ter sempre uma opção mais sóbria em cada lançamento, daí o contraste entre o modelo creme e os demais.
Quanto ao nome, Inês explica que todos os lançamentos da etiqueta têm nomes de mulheres, tendo começado pelo da mãe. Passou por outras figuras importantes da sua vida e, neste caso em específico, o título referencia uma das suas primas mais próximas e que também é apaixonada por casacos.
A própria campanha da marca é direcionada para a figura feminina, com modelos como Carolina Teixeira Rosa, a primeira modelo portuguesa com síndrome de Down. Depois de já ter fotografado com familiares, como a avó e a tia, desta vez tenta representar o conforto, a união e a sororidade através de vídeos que transmitem estas sensações.
“Todas as minhas coleções têm uma história, não fosse eu da área da comunicação. Quando idealizo uma peça, todo o processo criativo à volta é muito importante. E estão sempre em sintonia com aquilo que estou a viver em cada fase da minha vida”.
Tratando-se de uma edição limitada, o sucesso de ‘Sofia’ significa que restam apenas algumas últimas unidades. Apesar de terem sido lançadas muito recentemente, as propostas estão quase a esgotar, algo que Inês Gutierrez não podia imaginar quando arriscou apostar na criação.
O início da Gutierrez
“Nunca fui apaixonada por moda”, confessa. Mesmo assim, quando percebeu que a roupa era uma ferramenta muito forte de comunicação, que ajuda a transmitir várias mensagens, não hesitou. Começou a ter a epifania, sobretudo, quando iniciou os trabalhos em televisão.
Quando criou a primeira coleção, o objetivo era que fosse um único lançamento. Como correu tão bem, esgotando no espaço de uma semana, percebeu que o projeto devia ter continuidade, “mas sem grandes planos ou expetativas”. A verdade é que tem sido um sucesso.
“Já lançámos oito coleções, todas com histórias diferentes, e algumas delas a esgotar em menos de 48 horas”, conta. “Um dos meus objetivos é ajudar a criar confiança a qualquer pessoa que vista uma peça nossa e, felizmente tem sido uma missão cumprida”.
A apresentadora prevê que 2023 será um “ano promissor” para a etiqueta, aumentando o número de coleções, com novidades que podem acompanhar na página de Instagram da Gutierrez. Até lá, os dias cinzentos vão tornar-se mais coloridos com estes novos agasalhos.
Todos os casacos custam 39€ estão disponíveis no site da marca. Carregue na galeria para conhecer as propostas, bem como outras peças da coleção que ainda não esgotaram.