Ana Oliveira estava à procura dos sapatos perfeitos para subir ao altar, em 2017, quando foi surpreendida pelo marido. Assim que Pedro Gomes viu uma imagem no telemóvel da companheira, decidiu oferecer-lhe o modelo, da cobiçada marca norte-americana Badgley Mischka.
O par branco, com uma plataforma de cetim e strass na parte de trás, não foi fácil de encontrar. Como a marca não estava representada no nosso País, foi preciso o engenheiro informático ir até Espanha, mais precisamente até Barcelona, para descobrir uma loja que a vendesse.
Não se trata de uma etiqueta desconhecida, muito pelo contrário. Fundada nos anos 80, tornou-se um símbolo de elegância e intemporalidade na moda de luxo, tendo sido usada por estrelas como Helen Mirren, Taylor Swift e Kate Winslet em cerimónias como os Óscares, Globos de Ouro ou a Met Gala.
A história deu início a outro sonho. “Os sapatos tiveram uma receção muito positiva por parte das pessoas. As fotografias foram partilhadas em vários fóruns de casamento e havia muitas questões”, recorda Pedro à NiT, sobre as imagens que passaram a ser partilhadas no Pinterest.
Convencidos de que havia uma oportunidade de mercado, o casal fez da sua missão ajudar outras noivas a encontrar o par ideal para o grande dia. Arriscaram e, sem qualquer experiência no mundo dos negócios, tornaram-se os representantes oficiais da Badgley Mischka em Portugal.
“Entrei em contacto com a mesma loja, em Barcelona, mas o espaço tinha fechado devido a problemas de saúde do proprietário. Passou-me todos os contactos”, acrescenta Pedro, que ficou vários meses sem resposta, até quase ter perdido a esperança. Após receber a aprovação, demorou quase dois anos a passar pelo processo rigoroso.
Estávamos em 2018 quando receberam os primeiros modelos, que começaram por vender online, antes de abrirem o primeiro espaço físico. Era um ponto de venda improvisado num antigo escritório, no coração de Braga, que abriu portas pouco antes da pandemia.
Desde então, a Anna Walker tornou-se um sucesso, a marca cresceu e acabou por mudar de morada. Pedro e Ana instalaram-se no Largo São João do Souto com vários modelos que fazem sucesso não só nas passadeiras vermelhas de Hollywood, mas também entre as noivas portuguesas.
“Temos uma estratégia muito conservadora e gostamos de dar os passos certos. A oportunidade só surgiu quando vimos que uma loja de rua ia fechar nesta localização e pareceu-nos a oportunidade ideal para arriscar”, adianta.
O nome é fácil de explicar. Além de uma ser referência direta à fundadora, transmite uma ideia de passarela. “A vida é como uma passarela. Sempre foi um dos nossos slogans, porque acreditamos que é possível trazer essa experiência para o dia a dia das mulheres.”
Além da Badgley Mischka, o casal representa mais duas etiquetas de luxo, a norte-americana Bella Belle Shows e a britânica Freyarose London. Se no início eram os fundadores a entrar em contacto com marcas internacionais, agora acontece o oposto — mas, para acolherem uma nova etiqueta, tem que fazer sentido no espaço e no mercado português.
Acima de tudo, querem representar sapatos que tragam algo de diferente, mas que mantenham os princípios de elegância e sofisticação que regem o negócio desde o início. “Sentimos que havia essa lacuna.”
As peças estão distribuídas pelos cerca de 30 metros quadrados da loja, um mundo marcado pela paleta de cores em tons de rosa, bege e terracotta, e inspirada no lado mais feminino da moda. Toda a decoração foi pensada e idealizada pela dupla, que se dedica à loja em part-time.
Ana continua a conciliar esta paixão com a carreia de psicóloga. Esse foi um dos motivos para terem começado a trabalhar apena sob marcação, mas não demorou muito até as vagas deixarem de ser suficientes. Foi então que contrataram uma pessoa que está quase sempre disponível para atender os clientes.
O que não muda é o atendimento personalizado, onde os visitantes são guiados por um ponto de venda onde cada peça é pensada como uma obra de arte. Tratam-se de modelos feitos à mão e que ganham destaque através dos detalhes, como os materiais nobres ou os cristais aplicados no tecido.
Devido a este design, são procurados sobretudo para casamentos ou outras cerimónias. Ainda assim, o público tem aumentado fora do contexto de festa. “As pessoas têm esta ideia de que são modelos que só se usam uma vez, mas não é verdade. Temos trabalhado essa mensagem.”
Ana e Pedro continuam à procura de consolidar o nome da Anna Walker na região. O maior objetivo é que as pessoas procurem um sapato elegante e que, imediatamente, saibam que podem encontrar um par viável na marca. “Queremos produtos que possam ser considerados de luxo, mas direcionados para um público médio”, acrescenta.
Além disso, ainda falta expandir o conceito para outros mercados. Em países como Espanha ou França, onde etiquetas como a Badgley Mischka ainda não têm tanta oferta, mas onde o mercado de festa está sempre em ebulição, há todo um novo público para descobrir. A prova está nas vendas online que têm crescido por toda a Europa.
As peças da Anna Walker estão disponíveis no site da marca, onde também pode agendar uma marcação. Os preços começam a partir dos 240€.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos disponíveis.