Lojas e marcas

O design jovem da Imago instalou-se em Lisboa num espaço cosmopolita e aventureiro

Foi inaugurado no dia 1 de junho. Os clientes vão ficar encantados pela estética irreverente.
Mais uma novidade na capital.

Nascida há cinco anos, a Imago conquistou um público fiel devido a um design irreverente, com cores chamativas e padrões diferentes. Dado o sucesso, a marca decidiu abrir a sua primeira loja em nome próprio no centro de Lisboa. O espaço foi inaugurado no dia 1 de junho, na Rua Poiais de São Bento, em Lisboa, com uma atmosfera muito particular.

Antes de chegarem ao Triângulo Dourado — como é conhecido o bairro da capital onde se instalaram —, já vendiam em 10 lojas multimarca em Portugal, duas nos Estados Unidos e duas em Espanha. Por isso, sentiram que estava na altura de gravar a identidade do negócio num espaço próprio. Além disso, queriam dar resposta aos clientes que iam de propósito às concept stores onde se apresentavam.

“Era um objetivo que tínhamos desde a génese da marca e estamos finalmente a concretizá-lo”, diz à NiT Frederico Telo, 24, o fundador da Imago. Ao seu lado, tem como sócio Manuel Ken Gamito, de 29 anos, a segunda mente por trás da etiqueta.

“Abrir uma loja no pós pandemia, no meio de uma guerra e durante um período instável a nível económico no nosso país tem obviamente os seus riscos. No entanto, a oportunidade surgiu e não nos quisemos deixar intimidar pelo cenário atual”.

Frederico descreve a insígnia como “jovem e muito aventureira”, marcada pela gosto por viagens que imprimem através de carimbos de passaportes e frases sobre explorar o mundo. Por esse motivo, sentiram que a localização que escolheram era ideal: “queríamos estar numa zona em que sabíamos que íamos ter turistas que chegam a Lisboa de mochila às costas”.

Esta narrativa irreverente não se limita ao facto de evitarem as peças básicas e cores lisas, sejam T-shirts ou sweatshirts. E tampouco se reduz à rua onde estão instalados. O interior da própria loja transmite o espírito contemporâneo e aventureiro.

Uma marca nacional que quer explorar o mundo.

Na decoração, destaca-se um globo de cortiça. Quando se trata de um cliente novo, procuram saber se é oriundo de um país em que ainda não venderam nenhuma peça. Sendo esse o caso, convidam a pessoa a colocar um pionés no território em questão. “Já temos o globo bastante preenchido, que é um bom sinal”, revela Francisco.

“Numa das paredes da loja, vamos desenhar a timeline da marca. Temos uma sessão fotográfica no México, uma ida à Polónia para buscar refugiados ucranianos e outras ações que vão funcionar como storytelling.”

No espaço, podem ser encontradas as coleções de verão e de inverno da marca portuguesa, juntamente com os acessórios — como os bonés e os bucket hats. A coleção de verão foi lançada no final da primavera, sendo que a de inverno está prevista para setembro. Em cada lançamento, querem experimentar novas linhas de produto, como as camisas de bombazine e os calções de verão.

A história da marca

Frederico, na altura com 16 anos, começou a pensar na marca durante uma viagem a Barcelona. Na cidade espanhola, sentiu-se atraído pelo conceito de T-shirts com imagens estampadas, que sentiu que faltavam em Portugal. Três anos mais tarde, em 2017, nascia oficialmente a Imago.

“Tinha 19 anos e comecei a marca como uma coisa pequenina. Depois percebi que estava a ter sucesso e escalei o negócio”, explica. Depois do primeiro produto, vieram os bonés e a sweatshirt. Acrescentou-se ainda as carteiras e as camisas e, mais tarde, os bucket hats.

Começou a fazer o site e a vender em várias boutiques em Lisboa e no Porto. Em 2019, Manuel juntou-se como sócio e continuaram a explorar a premissa da sustentabilidade. Utilizavam materiais orgânicos e reciclados, alinhados a uma oferta cool. Por isso, o público alvo, tornou-se fácil de identificar. Neste momento já contam com mais de 15 mil seguidores nas redes sociais, incluindo uma grande percentagem de jovens.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Poiais de São Bento 52
    1200-348 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta-feira das 11h às 19h
  • Sábado e domingo das 10h30 às 18h30

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