A Liberated Brands, empresa norte-americana que é dona de marcas como a Quiksilver, Billabong e Volcom, declarou falência na passada sexta-feira, 7 de fevereiro. O grupo revela que não está a conseguir competir com as marcas de fast fashion.
A firma pediu proteção judicial no estado do Delaware e afirmou que pretende encerrar as suas lojas como parte do fecho das operações na América do Norte. Também revelou que vai vender os seus negócios internacionais e, nos EUA, já fechou vários escritórios e despediu cerca de 1.400 funcionários.
As receitas da empresa aumentaram de 338 milhões de euros em 2021 para 408 milhões em 2022, um crescimento que atribuiu à procura durante a pandemia da Covid-19. Cerca de metade da receita provinha de vendas a retalho através de sites de marcas e lojas físicas, além da venda de vestuário para outros retalhistas.
No entanto, o diretor-geral Todd Hymel afimrou num documento judicial que a situação mudou com o final da pandemia e com o aumento das taxas de juro, o que resultou numa menor procura pelos seus produtos. O empresário acreditava que essa tendência iria abrandar em 2024, mas nos últimos 18 meses “o consumidor médio alterou os seus hábitos de consumo, afastando-se de produtos como os oferecidos pela Liberated”, disse Hymel na mesma nota apresentada em tribunal em Delaware.
O negócio também foi afetado devido às marcas de fast fashion, que conseguem vender roupa a preços mais baixos e aproveitar as tendências do momento, em vez de se dedicarem apenas às coleções sazonais. “Os consumidores podem, de forma barata, rápida e fácil, encomendar peças de vestuário de baixa qualidade das gigantes da fast fashion e receber esses produtos em poucos dias”, disse Hymel.