De receitas a imagens criadas só com algumas indicações por escrito, já todos vimos a Inteligência Artificial (IA) a entregar resultados originais. Mas mais do que um mundo para brincar, esta é uma tecnologia que pode ser muito útil em termos de negócio. A IA já deu provas de que consegue criar planos de comunicação ou de agendamento de redes sociais de forma rápida e eficaz para o propósito que pretendemos. Mas é possível fazer mais do que isso e com objetivos específicos, em concreto para vendas online.
De acordo com um estudo da Marketest sobre o comportamento dos portugueses em 2023 — que foi lançado em fevereiro —, 62,1 por cento da população realiza regularmente compras a partir de casa. Por isso mesmo, e a pensar especialmente na Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro (dia 29), a E-goi lançou um guia elaborado por especialistas do digital para ensinar às marcas estratégias úteis para aumentar as vendas nesta época do ano. Só tem de fazer o download no site da plataforma para ter acesso gratuito ao documento.
“Este guia pretende fornecer boas práticas de Inteligência Artificial nas estratégias de marketing e, assim, auxiliar na criação de campanhas eficientes para esta época”, adianta Marcelo Caruana, diretor de marketing da E-goi.
Embora o ChatGPT seja a plataforma mais conhecida do público, a verdade é que há outros serviços do género e com objetivos específicos — como o Perplexity, Midjourney e Recraft. Todos estes sites são referidos no guia E-goi, com explicações pormenorizadas dos tais especialistas para colocar a teoria em prática.
Por exemplo, para as redes sociais de uma marca, a gestora Manoela Nogueira recomenda: “Crie prompts personalizados para as suas necessidades. Assim, sempre que precisar de criar um determinado tipo de conteúdo, já será meio caminho andado”.
De seguida, a especialista dá exemplos de comandos que pode atribuir à IA especificamente para as diferentes redes sociais, adaptando o conteúdo ao tipo de público e formato de cada uma.
Já sobre as páginas específicas da Black Friday, esqueça a ideia de criar uma nova homepage todos os anos. Marco Gouveia, consultor de marketing digital, explica: “O Google valoriza uma página com histórico. Além disso, permite captar potenciais clientes em qualquer altura”.
Assim, perante uma página existente, a IA pode prever padrões de compra e tendências, dando ao cliente a possibilidade de antecipar a procura de determinados produtos e ajustar stocks e estratégias.
Estas são só duas das dezenas de dicas que é possível obter no guia gratuito “Black FrAIday” da E-goi, uma empresa especializada na automação de marketing omnicanal.